Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação Integral para Estrangeiros
Início do conteúdo da página

Graduação Integral para Estrangeiros

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 16h16

Um estudante internacional poderá cursar integralmente a graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) de duas formas:

1ª forma: através da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. O Enem é uma prova voluntária, aberta a todos os concluintes ou egressos do ensino médio, de escolas públicas ou particulares. Por meio do exame, é possível tanto obter o Certificado de Conclusão do ensino médio como candidatar-se aos vestibulares que utilizam a nota integral ou parcial. As provas são aplicadas em todas as unidades da Federação e o participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição. O participante pode consultar e imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição na página do INEP, informando seu CPF e senha. Para mais detalhes verifique o edital lançado anualmente no site do INEP (https://enem.inep.gov.br).

 2ª forma: por meio do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Se desejar conhecer o PEC-G visite o site do programa.

Acesse os cursos de graduação disponíveis nos diversos campi da UFPA e veja com qual você se identifica.

Portanto, se você é um estudante estrangeiro e deseja estudar no Brasil e na UFPA, sua jornada começa aqui. Quando você nos enviar o formulário abaixo preenchido, começaremos a nos comunicar com você sobre todas as coisas relacionadas à UFPA, desde nossos excelentes programas de pesquisa e corpo docente até a vida estudantil enriquecedora e peculiar no campus. Visite vagarosamente nossa homepage que está repleta de informações úteis e belas fotos do campus da UFPA em Belém. Em breve você verá por que o THE classifica a UFPA entre  as posições 1.001ª e 1250ª melhores universidades do mundo e a 21ª do Brasil.

Fim do conteúdo da página