Página inicial > Editais > Prointer lança Edital de seleção de discente da graduação para Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional Brasil - México - BRAMEX/ 1º Semestre de 2024

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 11h51

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) vem a público divulgar o edital de seleção de um(a) estudante de graduação, no âmbito do Programa de Intercâmbio acadêmico Brasil-México (BRAMEX/2024), promovido pela “Associação Nacional de Universidades e Instituições da República Mexicana (ANUIES)” e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

A mobilidade:

A mobilidade ocorrerá no primeiro semestre de 2024 (previsão de janeiro a abril), de acordo com o calendário acadêmico da Universidade mexicana: UNIVERSIDAD POLITÉCNICA DE TULANCINGO – UPT.

Poderão concorrer à vaga todo(as) os(as) estudantes de graduação de qualquer campus da UFPA, de cursos com afinidade às áreas ofertadas pela Instituição anfitriã.

O processo de seleção:

O processo de seleção se dará em duas etapas. A primeira será no âmbito da UFPA, a qual selecionará e indicará um(a) candidato(a) a partir das inscrições realizadas. A segunda etapa corresponderá à Universidade de destino, a qual avaliará a documentação do(a) estudante para emissão de sua cara de aceite.

Não caberá à PROINTER, em nenhum aspecto, a definição final (segunda etapa) o aceite (ou não) da Universidade escolhida.

Compromissos:

A Universidade de destino se compromete a garantir alimentação e hospedagem do(a) discente durante o período de mobilidade.

O(a) participante estará isento(a) do pagamento de taxas de matrícula na Universidade de destino.

O(a) estudante selecionado(a) responsabiliza-se com todos os demais custos para a participação no intercâmbio (custos documentais , como passaporte, Visto, traduções; passagens aéreas de ida e volta e outros meios de locomoção; seguro saúde; material acadêmico, entre outros possíveis gastos.

Inscrições:

Os(as) candidatos(as) deverão ler atentamente o edital e realizar as inscrições após certificarem-se de que possuem os requisitos descritos no mesmo, no período de 20/10/2023 a 05/11/2023.

Para finalizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá reunir os documentos solicitados no edital e fazer o upload deles em um único arquivo, em formato “pdf” (identificado como: BRAMEX 2024_NOME DO CANDIDATO” ), no formulário disponibilizado em:  https://forms.gle/oMquCdELpwxCDBCB6

O arquivo em formato “pdf” deverá conter os seguintes documentos, na seguinte ordem:

1. Formulário de inscrição (ANEXO I)
  2. Cópia de passaporte vigente para o período de mobilidade;
  3. Histórico acadêmico atual;
  4. Comprovante de matrícula;
  5. Curriculum Vitae atualizado;
  6. Curriculum Lattes Atualizado e comprovado (serão aceitos documentos comprobatórios com assinatura e carimbo ou protocolo de autenticidade digital de organizações e entidades legal e institucionalmente reconhecidas)
  7. Carta de intenção redigida em espanhol (conforme informações no ANEXO III do Edital);
  8. Carta de recomendação personalizada e assinada por docente da UFPA, contendo as razões pelas quais o(a) mesmo(a) recomenda a participação do(a) candidato(a) no programa de intercâmbio;
  9. Certificado de proficiência em espanhol - Nível A1 ou superior;
  10. Plano de estudos, constando pelo menos 5 disciplinas a serem cursadas durante o período de intercâmbio, devidamente assinado (assinatura manuscrita ou eletrônica) e carimbado pelo(a) coordenador(a) do curso, conforme modelo (ANEXO V – ITEM 1 do Edital);
  11. Termo de Concordância do(a) Coordenador(a) do curso para participação do(a) discente (ANEXO V – ITEM 2 do Edital), devidamente assinado e carimbado pelo mesmo;
  12. lTermo de Compromisso de Avalista/Responsável Financeiro (ANEXO V – ITEM 3 do Edital).

Baixe o edital aqui