Página inicial > Últimas Notícias > EDITAL PROINTER Nº 03/2023 - CÁTEDRA FRANCO-BRASILEIRA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE TRABALHO ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E A EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL

• Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 15h41
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 15h43

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Embaixada da França no Brasil tornam pública a Chamada para o Programa de Cátedras Franco-Brasileiras, que tem o objetivo de acolher professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa na Universidade Federal do Pará.

O Programa é construído no princípio da reciprocidade, de modo a acolher também um professor da universidade brasileira na instituição parceira na França. As temáticas desta Cátedra para esta Chamada, como definidas na parceria entre a UFPA e a Embaixada da França no Brasil, serão:

• Desenvolvimento Social
  • Ecologia
  • Mudanças Climáticas

Cronograma segundo o EDITAL PROINTER Nº 03/2023:

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:

Para os candidatos franceses, são elegíveis para esse programa os “Professeurs des Universités”, “Maîtres de conférences”, “Chargés de recherche”, “Directeurs de recherche”, ou “Pesquisadores”. Não há condição de nacionalidade francesa, mas deve ser ainda em atividade em um laboratório francês (os eméritos não são elegíveis). A Habilitation à Diriger les Recherches (HDR) será considerada como um critério privilegiado. Para os candidatos brasileiros, são elegíveis professores titulares, associados e adjuntos.

Os projetos deverão ser enviados até 31 de outubro de 2023 à UFPA. A submissão deverá ser feita por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título: Cátedra Franco-Brasileira na UFPA.

Para mais informações acesse o Edital aqui

Texto: Divulgação PROINTER (adaptado)

Imagem: Divulgação PROINTER