Página inicial > Últimas Notícias > Programa Leitorado

Programa Leitorado

• Publicado: Terça, 10 de Agosto de 2021, 09h31
  • Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 09h41

O Programa Leitorado financia professores interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras. As vagas para leitor, função regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 1999, é uma parceria da CAPES com o MRE.

Informações sobre o Programa Leitorado: Acesse aqui

Tipo de Programa: Individual

Objetivo:

Seleção de Leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES) e promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, além da cultura, literatura e estudos brasileiros nessas instituições.

Modalidade de bolsa e benefícios:

Modalidade:

• Leitor - modalidade de bolsa específica do MRE, seu financiador, definida pela Portaria Interministerial nº 01, de 20 de março de 2006.

Benefícios custeados pelo MRE:

• Mensalidade
  • Auxílio deslocamento

Obs: os benefícios custeados pelas Instituições de Ensino Superior estrangeiras diferem conforme a instituição. A descrição dos benefícios está listada em Anexo do edital.

Pré-requisito: nacionalidade brasileira

Duração: 2 anos, prorrogável uma única vez por igual período.

Perfil do Leitor:

I – graduação em licenciatura em linguística ou licenciatura em letras;

II - experiência no ensino do português na variante brasileira para estrangeiros;

III - comprovar proficiência, conforme exigência das instituições estrangeiras listadas no edital (língua inglesa/língua francesa/língua alemã/língua espanhola/língua italiana).

IV - experiência no trabalho com o CELPE-BRAS.

Atividades do Leitor:

I - fortalecer a cooperação acadêmica com universidades brasileiras;

II - intensificar a promoção do aprendizado do português falado no Brasil.

III - estabelecer uma rede de pesquisa e ensino que leve à expansão da pesquisa, ensino e aprendizagem sobre temas relacionados ao Brasil.

Inscrição:

• Edital nº 09/2021 : Inscrições Abertas até às 17h do dia 12 de agosto de 2021 (horário oficial de Brasília). As inscrições na CAPES serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição em https://inscricao.capes.gov.br
  • A seleção consistirá de quatro fases: verificação do cumprimento de interstício em relação ao exercício de anterior função de Leitor brasileiro, verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura, considerando o perfil acadêmico-profissional requerido pela universidade estrangeira (conforme Anexo I do edital) e seleção final.
  • Dentre outras exigências, o candidato deve possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira, ou outras áreas, conforme indicado pela instituição estrangeira;

Edital Programa Leitorado nº 09/2021: Acesse aqui

Calendário: Acesse aqui