Página inicial > Últimas Notícias > Webinário “Management, Conservation and Sustainable Development Mechanisms through International Cooperation”, promovido pela PROINTER e NAEA com a parceria da Western Michigan University

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 10h13 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 11h44

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de sua Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e Centro de Estudos Avançados da Amazônia (NAEA), em parceria com a Western Michigan University (WMU), realiza mais um Webnário  como parte de uma série de atividades previstas no Acordo de Cooperação assinado em 23 de abril de 2020.

Este segundo webinário intitulado “Management, Conservation and Sustainable Development Mechanismsthrough International Cooperation” acontecerá no dia 12 de novembro de 2020 às 15:00 horas (horário de Brasília), contará com a abertura da Pró-reitoria de Relações Internacionais de ambas as Universidades, professora Dra. Marília de Nazaré Oliveira e Professor Dr. Paulo Zagalo Melo, será coordenada pela Diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos professora Dra. Maria Amélia Enríquez e contará com os seguintes palestrantes:

Marcela Vecchione Gonçalves é cientista política que estuda as interseções de terra, biodiversidade e subjetividades políticas de comunidades tradicionais em áreas tropicais. Atualmente, professora adjunta do Centro de Estudos Avançados da Amazônia (NAEA) da UFPA, Belém, Brasil, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Integra a rede de pesquisa Propriedades em Transformação e o Grupo Carta de Belém, no Brasil.

Hisakhana P. Corbin é professor da UFPA. Vice-coordenador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Doutor em Desenvolvimento Sustentável, com ênfase em Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, Professor de meio período, Faculdade de Ciências da Terra e Ambientais, Universidade da Guiana; Associado Social Sênior; Salvaguardas Ambientais; Unidade de Salvaguardas Ambientais (ESG); Banco Interamericano de Desenvolvimento; Washington DC.

Christine Moser é professora de economia na WMU. É economista agrícola com formação pesquisa em economia do desenvolvimento com o foco em mercados agrícolas, saúde e segurança alimentar, além de abordar questões de crime e conflito em áreas rurais. Atualmente está trabalhando em projetos de pesquisa na Jamaica e em Madagascar.

Paulo Zagalo Melo é Reitor Associado para Educação Global na WMU, supervisionando o Instituto Haenicke para Educação Global e outros esforços abrangentes de internacionalização no campus. De abril de 2013 a junho de 2017, foi Reitor Associado para Educação Global, Diretor do Global Engagement Office e Professor Associado de Liderança Educacional na Universidade de Montana. Entre setembro de 2006 e março de 2013, ele foi Diretor de Ciência e Tecnologia e Inovação na Fundação Luso-Americana (www.flad.pt), atuando na coordenação de intercâmbios, acordos de cooperação e eventos principalmente nas áreas STEM.

Bill Sauck é professor emérito do Departamento de Ciências Geológicas e Ambientais da WMU. Ele concentra sua pesquisa principalmente em aplicação de radar de penetração no solo, resistividade elétrica e polarização induzida, hidrogeologia, exploração mineral e arqueologia. Sauck passou seis anos no Brasil trabalhando em exploração mineral, problemas de água subterrânea e aplicações geofísicas à arqueologia na região amazônica. Seu trabalho levou ao desenvolvimento do modelo condutivo para derramamentos de Líquidos de Fase Não Aquosa Leve. Ele já recebeu vários cientistas visitantes e estudantes de graduação do Egito, que viajou seis vezes para a exploração de águas subterrâneas no oeste do Sinai e no deserto oriental. Ele completou geofísica arqueológica no Texas, Samoa Americana, Yucatan, Brasil, Novo México, Ilha Gotland (Suécia) e muitos locais em Michigan.

Inscrições: Os interessados poderão se inscrever por meio do formulário https://forms.gle/LRv15aaUY8NVdVji6 (inscrições encerradas) e terão direito a receber certificado emitido por ambas as instituições, com duas horas de atividades extra-curriculares.