Página inicial > Comitê de Internacionalização

O Comitê de Internacionalização da UFPA

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 17h10

Em agosto de 2019, a UFPA deu um grande passo para potencializar as suas ações de Internacionalização, quando foi indicada pela CAPES, com apoio da comissão Fulbright Brasil, para ser uma das três Universidades brasileiras a participar do importante programa “Internationalization Laboratory” do American Council on Education – ACE, que é uma organização com expertise em mobilizar a comunidade de ensino superior para moldar políticas públicas eficazes e promover práticas inovadoras e de alta qualidade.

Uma das fases do laboratório prevê a criação de uma "força-tarefa" dentro da Universidade. Por essa razão, com o objetivo de promover um amplo processo de internacionalização da universidade, capaz de articular diversos aspectos e objetivos do planejamento institucional, a UFPA criou o seu “Comitê Diretor de Internacionalização”.

A Administração Superior teve como encargo definir a composição do comitê e, após consulta à comunidade, nomeou os seguintes membros:

1. Emmanuel Zagury Tourinho
  2. Gilmar Pereira da Silva
  3. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira
  4. Maria Iracilda da Cunha Sampaio
  5. Edmar Tavares da Costa
  6. Nelson José de Souza Júnior
  7. Maria Ataíde Malcher
  8. Angela Burlamaqui Klautau
  9. Walkyria Alydia Grahl Passos Magno E Silva
  10. Flavio Bezerra Barros
  11. João Crisostomo Weyl Albuquerque Costa
  12. Nils Edvin Asp Neto
  13. Jean François Ives Deluchey
  14. João Marcelo Brazão Protázio
  15. Ana Claudia da Cruz Melo
  16. Fagner Santos da Silva
  17. Jane Felipe Beltrão
  18. Juan Dias Barros
  19. Stefany Wong Ramos Bezerra
  20. DISCENTE

Os membros do Comitê Diretor de Internacionalização estarão encarregados de:

• Avaliar o atual estágio de internacionalização da UFPA, considerando o planejamento estratégico e a visão institucional da universidade;
  • Identificar os desafios atuais e propor soluções para o processo de internacionalização;
  • Elaborar estratégias e ações para a internacionalização da universidade;
  • Oferecer suporte às ações de internacionalização das unidades acadêmicas;
  • Incentivar a participação da comunidade acadêmica no processo de internacionalização;
  • Designar a criação de subcomitês para debaterem questões específicas do processo de internacionalização;
  • Outras atribuições específicas que poderão ser definidas ao longo do processo.

Além do Comitê Diretor, a instituição comporá subcomitês, dos quais poderão participar membros da comunidade que manifestaram interesse em contribuir com o programa de modo voluntário.

Deste modo, espera-se que toda comunidade da Universidade Federal do Pará seja envolvida no programa, participando de diversas formas, principalmente no que diz respeito à facilitação do fluxo de comunicação/informação entre as faculdades, institutos, núcleos e demais setores, quando acionados pelos membros do comitê e pela Administração Superior.

Para o sucesso da Universidade no programa, contamos com o apoio de todos.

Cordialmente,

Emmanuel Zagury Tourinho