PROINTER/UFPA amplia oportunidades de cooperação com a Índia por meio de missão acadêmica ao país
Entre os dias 28 de março e 4 de abril de 2025, a Universidade Federal do Pará (UFPA), representada pela pró-reitora de Relações Internacionais, Profa. Dra. Lise Tupiassu, participou de uma missão acadêmica na Índia, com atividades nas cidades de Delhi e Bangalore. A ação, realizada em conjunto com outras universidades brasileiras, teve como principais objetivos conhecer projetos inovadores de instituições indianas voltados ao ensino e à pesquisa, estabelecer novas parcerias institucionais e ampliar possibilidades de cooperação, financiamento e mobilidade internacional.
Com foco em inovação, tecnologia e internacionalização, a UFPA fortaleceu sua presença global ao se reunir com instituições de excelência como o Instituto Indiano de Tecnologia de Delhi (IIT Delhi), reconhecido como centro de referência mundial em ciência, engenharia e tecnologia, e o Instituto Indiano de Ciência (IISc), classificado como Instituição de Eminência (IoE) pelo governo indiano. Também houve encontro com a GD Goenka University, uma das principais universidades privadas de Delhi, com forte atuação em pesquisa, inovação e extensão.
A missão, ainda, incluiu uma visita ao Instituto Indiano de Comércio Exterior (IIFT), referência na formação em Negócios Internacionais, Gestão e Estratégia, com o intuito de estreitar laços em áreas estratégicas como comércio exterior e relações Ásia-América. Outro destaque foi a visita ao centro de pesquisa do Hospital Amrita, maior centro médico multiespecializado privado da Ásia, ligado à renomada escola de medicina Amrita Vishwa Vidyapeetham, com o qual foram discutidas possibilidades de cooperação acadêmica na área da saúde, com foco em pesquisa médica global.
A UFPA também dialogou com instituições estratégicas indianas, como a Fundação Nacional de Pesquisa de Anusandhan (ANRF), que promove financiamento de colaborações entre universidades, empresas e o setor público, e com a Associação de Universidades Indianas (AIU), visando consolidar a presença da universidade em redes internacionais que priorizam o fortalecimento acadêmico por meio da cooperação multilateral.
As atividades incluíram ainda visitas a duas universidades com forte perfil internacionalizado: a Universidade Jawaharlal Nehru (JNU), reconhecida pela excelência acadêmica e pelas amplas redes de intercâmbio, e a Jindal Global University (JGU), com forte atuação em pesquisa e formação internacionalizada, abrigando docentes de mais de 50 países e estudantes de mais de 75 nacionalidades.
Para a pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, Profa. Dra. Lise Tupiassu, a missão representou um marco importante no processo de diversificação da cooperação internacional da universidade. “Fortalecer os laços com países do Sul Global, como a Índia, é fundamental para romper com a lógica tradicional da cooperação acadêmica centrada no eixo Norte. É preciso mudar a cultura da internacionalização e valorizar parcerias que compartilhem desafios e contextos semelhantes ao nosso. A missão à Índia abre novas janelas de oportunidade e consolida a UFPA como um ator estratégico no espaço BRICS de educação e pesquisa”, comentou.
A iniciativa integra o esforço contínuo da UFPA em consolidar sua internacionalização em múltiplos continentes, promovendo colaborações acadêmicas que não apenas fortalecem sua atuação global, mas também ampliam o leque de oportunidades para seus estudantes, pesquisadores e gestores.
Texto: Institucional PROINTER
Imagem: Divulgação PROINTER
Redes Sociais