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Prointer lança Edital de seleção de discente da graduação para Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional Brasil - México - BRAMEX/ 2º Semestre de 2024

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 12h14

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) vem a público divulgar o edital de seleção de um(a) estudante de graduação, no âmbito do Programa de Intercâmbio acadêmico Brasil-México (BRAMEX/2024), promovido pela “Associação Nacional de Universidades e Instituições da República Mexicana (ANUIES)” e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

A mobilidade:

A mobilidade ocorrerá no segundo semestre de 2024 (previsão de agosto a dezembro), de acordo com o calendário acadêmico da Universidade mexicana: UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE BAJA CALIFORNIA.

Poderão concorrer à vaga todo(as) os(as) estudantes de graduação de qualquer campus da UFPA, de cursos com afinidade às áreas ofertadas pela Instituição anfitriã.

O processo de seleção:

O processo de seleção se dará em duas etapas. A primeira será no âmbito da UFPA, a qual selecionará e indicará um(a) candidato(a) a partir das inscrições realizadas. A segunda etapa corresponderá à Universidade de destino, a qual avaliará a documentação do(a) estudante para emissão de sua cara de aceite.

Não caberá à PROINTER, em nenhum aspecto, a definição final (segunda etapa) o aceite (ou não) da Universidade escolhida.

Compromissos:

A Universidade de destino se compromete a garantir alimentação e hospedagem do(a) discente durante o período de mobilidade.

O(a) participante estará isento(a) do pagamento de taxas de matrícula na Universidade de destino.

O(a) estudante selecionado(a) responsabiliza-se com todos os demais custos para a participação no intercâmbio (custos documentais , como passaporte, Visto, traduções; passagens aéreas de ida e volta e outros meios de locomoção; seguro saúde; material acadêmico, entre outros possíveis gastos).

Inscrições:

Os(as) candidatos(as) deverão ler atentamente o edital e realizar as inscrições após certificarem-se de que possuem os requisitos descritos no mesmo, no período de 12/06/2024 a 18/06/2024.

Para finalizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá reunir os documentos solicitados no edital e fazer o upload deles em um único arquivo, em formato “pdf” (identificado como: BRAMEX 2024_NOME DO CANDIDATO” ), no formulário disponibilizado em:  https://forms.gle/WJ39PWdEfFvNsePEA

O arquivo em formato “pdf” deverá conter os seguintes documentos, na seguinte ordem:

    1. Formulário de inscrição (ANEXO I)
    2. Cópia de passaporte vigente para o período de mobilidade;
    3. Histórico acadêmico atual;
    4. Comprovante de matrícula;
    5. Curriculum Vitae atualizado;
    6. Curriculum Lattes atualizado e comprovado (serão aceitos documentos comprobatórios com assinatura e carimbo ou protocolo de autenticidade digital de organizações e entidades legal e institucionalmente reconhecidas);
    7. Carta de intenção redigida em espanhol (conforme informações no ANEXO III);
    8. Carta de recomendação personalizada e assinada por docente da UFPA, contendo as razões pelas quais o(a) mesmo(a) recomenda a participação do(a) candidato(a) no programa de intercâmbio;
    9. Certificado de proficiência em espanhol – Nível B1 ou superior (MCERL)
    10. Plano de estudos, constando 5 (cinco) disciplinas a serem cursadas durante o período de intercâmbio, devidamente assinado (assinatura manuscrita ou eletrônica) e carimbado pelo(a) coordenador(a) do curso, conforme modelo (ANEXO V – ITEM 1)
    11. Termo de Concordância do(a) Coordenador(a) do curso para participação do(a) discente (ANEXO V – ITEM 2), devidamente assinado (da mesma forma do item “h”) e carimbado pelo mesmo;
    12.  Termo de Compromisso de Avalista/Responsável Financeiro (ANEXO V – ITEM 3);
    13.  Comprovação de solvência financeira equivalente a 15,000 pesos mexicanos (quinze mil pesos mexicanos). Para comprovação de que poderão financiar seus gastos durante o período inicial do intercâmbio, antes da recepção da bolsa de estudos, a qual poderá demorar até 3 (três) semanas após o início do semestre para ser recebida, já que o(a) estudante deverá ainda abrir uma conta bancária local.

ATENÇÃO: 

O estudante selecionado na primeira etapa, após ciência da aprovação (até o dia 19/06), deverá enviar à PROINTER os seguintes documentos:

  1. a) Formato de Homologación de materias UABC;
  2. b) Formato de Solicitud UABC;
  3. c) Carta Compromiso UABC; e
  4. d) Certificado Médico emitido por uma instituição pública

Acesse o edital aqui

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