Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas de Intercâmbio > DOUTORADO SANDUÍCHE
Início do conteúdo da página

PROGRAMAS DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h53

PROGRAMAS DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

• Doutorado sanduíche no Exterior (PDSE) CAPES
• Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) CNPq
• Programa de doutorado sanduíche nos EUA - Fulbright

Os dois primeiros são programas institucionais da CAPES e do CNPq com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) mais bem qualificadas (sistema de avaliação da Capes). As bolsas são destinadas aos alunos brasileiros regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior.

O principal objetivo deste programa é incentivar pesquisas de outros níveis de conhecimentos que não estão consolidados aqui no Brasil, assim como complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, buscando a formação de docentes e pesquisadores de alto nível para sua inserção no meio acadêmico e de pesquisa no país.

Os destinos disponibilizados pela CAPES e que compõe o regulamento do programa Doutorado Sanduíche são: Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Noruega, Países baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Uruguai. O programa da CAPES tem duração total de quatro a seis meses, sendo a maior parte dos estudos realizados no Brasil e o restante na instituição no exterior. O programa do CNPq tem duração de três a doze meses. Fora do país, o aluno deve estar acompanhado de um professor orientador estrangeiro. Entretanto, a tese final deve ser defendida no Brasil.

A Fulbright faz parte de prestigiada rede de ensino superior e pesquisa do mundo. Oferece uma variedade de bolsas e programas para atender às necessidades de formação de estudantes e pesquisadores brasileiros em estreita coordenação com os governos do Brasil e EUA. Uma das modalidades oferecidas é o doutorado sanduiche, com duração de nove meses.

BREVE HISTÓRICO

O PDSE CAPES foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior.

A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por divulgar o PDSE, homologar as candidaturas aprovadas pelos programas de pós-graduação elegíveis, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

As bolsas não utilizadas por um PPG poderão ser remanejadas para outro PPG da mesma IES, desde que todos os benefícios a ela vinculados sejam repassados, ou seja, não será possível o remanejamento de apenas parte das mensalidades. No caso de PPG em rede, a bolsa poderá ser utilizada dentro do PPG para qualquer das IES participantes.

Em relação ao doutorado SWE do CNPq, é uma das modalidades de bolsas disponibilizadas nas chamadas específicas do CNPq por meio da Plataforma Carlos Chagas. Fundado em 15 de janeiro de 1951, o CNPq é considerado uma das instituições mais sólidas na área de investigação científica e tecnológica entre os países em desenvolvimento. A Plataforma Carlos Chagas do CNPq é uma base de dados lançada em 2016 criada para unir todas as informações referentes aos pesquisadores e usuários da Agência. A plataforma oferece um ambiente personalizado que reúne os dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas. Além do andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas.

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América foi criado em 1946 com o principal objetivo de ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. É isto que chamamos hoje de Fulbright e que chegou ao Brasil em 1957 e desde então representada e administrada por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Os benefícios dos Programas são:

  • Bolsa de estudos mensais, mas vale lembrar que o pesquisador não pode acumular outra bolsa ou benefício. Estudantes/pesquisadores que já usufruíram da bolsa no exterior não poderão ser contemplados novamente, na mesma modalidade, mesmo após o cumprimento do interstício exigido, exceto para bolsas de pesquisa pós-doutoral;
  • Seguro-Saúde;
  • Auxílio deslocamento;
  • Auxílio-Instalação.

OFERTA DE VAGAS

Em relação ao PDSE da CAPES, o candidato deve apresentar Proposta de Pesquisa e atender aos requisitos para candidatura previstos no edital durante o processo seletivo interno de sua Instituição. A IES fará seleção e, se aprovado, o candidato deverá fazer a inscrição online no site da CAPES anexando a documentação exigida, para que seja homologada pela PROPESP. Esta Pró-Reitoria deverá verificar a documentação pertinente à candidatura e validar as inscrições ao PDSE, mediante Homologação na página eletrônica da Capes, atendendo às cotas disponíveis na IES. Requisitos e condições devem ser observados conforme o regulamento.

Em relação ao doutorado SWE (Sandwich) do CNPq, as propostas deverão ser encaminhadas pelos interessados ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas do CNPq. Para concorrer o candidato deverá estar formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil com conceito 6 ou 7 da Capes; ou matriculado em curso 5 se não houver curso com conceito superior; ou matriculado em cursos com conceito 4 ou 5 desde que o orientador seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Devem atender os seguintes requisitos: estar matriculado há mais de um ano no curso de doutorado; não ser aposentado; ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino; ter anuência do coordenador do curso e dos orientadores no País e no exterior e ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil.

A Comissão Fulbright também lança suas chamadas anuais e os candidatos devem possuir nacionalidade brasileira, estar matriculado em curso de doutorado no Brasil; ter proficiência em inglês, residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; e não acumular esta bolsa com outras para doutorado no exterior com o intuito de estender o período de estágio. Os interessados em se candidatar ao programa de Doutorado Sanduíche nos EUA deverão inscrever-se para a realização do teste de proficiência (TOEFL ou IELTS) com a devida antecedência.

Fim do conteúdo da página