Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROAFRI: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE PAÍSES AFRICANOS

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h26

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE PAÍSES AFRICANOS

O Programa oferece formação à nível de pós-graduação, stricto sensu, para docentes de educação superior de Universidades de Moçambique, mediante a concessão de bolsas acadêmicas ofertadas por Universidades brasileiras associadas ao GCUB, para cursos de Mestrado e Doutorado devidamente recomendados pelo Ministério da Educação do Brasil. Têm por objetivo apoiar o Plano Estratégico do Ensino Superior de Moçambique (PEES:2012-2020) em suas metas de expansão do acesso e melhoria da qualidade do ensino universitário do país.

BREVE HISTÓRICO

Lançado em fevereiro de 2018, o Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (Proafri 2018) é uma iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), e com o apoio da  Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE) e da Embaixada do Brasil em Moçambique. A UFPA faz parte do programa desde sua primeira edição, em 2018.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

  • Isenção de pagamentos de matrícula (custos do programa);
  • Bolsas mensais tomando como referência, no mínimo, o valor pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
  • Acesso aos restaurantes universitários, laboratórios e bibliotecas;
  • O idioma dos cursos é o português, sendo facultada aos programas de pós-graduação a oferta de disciplinas e atividades acadêmicas em outros idiomas.

OFERTA DE VAGAS

Para candidatar-se a uma vaga no Programa PROAFRI, o interessado deve acessar o edital do programa disponível nos sites das Instituições organizadoras, e preencher o formulário online. O candidato deverá indicar o nível de estudos pretendido (Mestrado ou Doutorado) e se inscrever em dois cursos de Mestrado ou de Doutorado, de diferentes programas de pós-graduação da mesma universidade ou de universidades distintas. A apresentação do diploma de Graduação é obrigatória para todos os candidatos. No caso dos candidatos a Doutorado, será de responsabilidade do estudante verificar se o programa de pós-graduação exige o título de mestre. O GCUB divulga os resultados em sua página web e entra em contato com os candidatos selecionados para informá-los sobre a universidade e o programa de estudo para o qual lhes será oferecida a bolsa no Programa.

Fim do conteúdo da página