UFPA e Universidade Autônoma de Lisboa promovem o seminário “Ciência e Vozes da Amazônia - Diálogos em Portugal”
No próximo dia 7 de julho, a Universidade Autónoma de Lisboa irá sediar o Seminário “Ciência e Vozes da Amazônia - Diálogos em Portugal”, às 10h (Horário de Brasília - 14h30 em Lisboa), via presencial (Auditório 1) e de forma on-line e gratuita. O evento é parte do movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30”, criado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que reúne uma série de eventos inclusivos e democráticos para ampliar os debates acerca da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30), que acontece entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA), além de ser um forte agente na expansão da visibilidade de representantes regionais nas discussões e negociações climáticas globais e para tratar mundialmente dos principais obstáculos socioambientais locais.
Nesse viés, o evento, que ocorrerá em Lisboa, é resultado do novo acordo de cooperação internacional, feito em fevereiro de 2025, entre a universidade portuguesa e a UFPA, que irá reforçar ainda mais a comunidade acadêmica e científica luso-brasileira nas discussões globais sobre impactos climáticos, especialmente na região amazônica. O seminário ainda consolida a importância de discussão acerca de um dos maiores dilemas ambientais e mundiais: a crise climática, uma recente e profunda preocupação de diversas comunidades da União Europeia e de Portugal.
Para ambos os formatos (presencial e on-line), é necessário realizar uma inscrição prévia indicando dados básicos e qual o formato de participação desejado (acesse aqui a página de divulgação da Universidade Autónoma). Entre as mais renomadas presenças regionais acadêmicas e artísticas da região Amazônica, estão o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, a pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, Lise Tupiassu, e a cantora Fafá de Belém, representando a arte da musicalidade amazônica nos debates mundiais.
A presença da UFPA em eventos como o “Ciência e Vozes da Amazônia - Diálogos em Portugal” e a COP-30 é fundamental na sua expansão e consolidação enquanto universidade pública globalizada da Amazônia em conferências mundiais, sendo uma excelente oportunidade para que os maiores representantes mundiais possam conhecer e investir nas pesquisas e produções da universidade, fazendo com que a Amazônia seja protagonista e possa debater sua preservação. Além disso, é um momento de extrema importância para a ampliação da internacionalização da UFPA enquanto instituição de ensino superior sustentável e comprometida com a busca de novas parcerias mundiais acadêmicas e científicas, visando a troca de conhecimentos internacionais e aumento da sua visibilidade e participação em programações do cenário global que discutam os maiores desafios socioambientais do planeta.
Texto: Institucional PROINTER
Imagem: Divulgação UAL
Redes Sociais