Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estude no Exterior - Graduação

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 08h56

A Mobilidade Acadêmica de discentes regulares de graduação da UFPA ocorre, com processos diferentes, em duas situações:

1. Caso exista uma parceria por meio de programas e editais específicos entre a UFPA e a Instituição de destino; 

Os(as) estudantes regulares de graduação da UFPA, poderão candidatar-se aos diversos editais lançados ao longo dos períodos letivos, sempre que se enquadrem no perfil estipulado nas regras pré-estabelecidas dos processos seletivos.

Cada edital/programa tem suas especificações, as quais devem ser lidas e seguidas atentamente. O(a) estudante que tiver interesse em participar das seleções disponibilizadas pela PROINTER deverá estar atento(a) às redes sociais e portal da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, que são os meios oficiais de divulgação dos editais e oportunidades.


2. Caso exista acordo/convênio pré-estabelecido entre a UFPA e a Instituição de destino de escolha do estudante, o qual determine a possibilidade de realizar a mobilidade e o reconhecimento acadêmico.

Acesse as informações de acordos vigentes, no site da PROINTER, e verifique se alguma das instituições de seu interesse possui acordo com a UFPA na área desejada. Em geral, um Acordo de Cooperação isenta o estudante de pagar taxas escolares na instituição estrangeira, inclusive privada (existem exceções), possibilita ao discente tramitar o visto de estudante (que será necessário para a matrícula na instituição estrangeira) e a permanência no exterior pelo período necessário, além de permitir que os créditos obtidos durante a mobilidade sejam aproveitados ao regressar. 

Após a escolha da instituição de destino, e certificação de que há um acordo/convênio pré-existente, o(a) estudante deverá identificar informações sobre o curso desejado, como as ementas de disciplinas, os créditos, os procedimentos específicos de admissão, o sistema de avaliação, os documentos/formulários necessários para ingresso e os prazos estipulados pela IES anfitriã para a seleção de candidatos à mobilidade. Na maioria das vezes essa informação está disponível na internet mas, caso não encontre, a PROINTER poderá auxiliar no contato com a Universidade pretendida.

Ao se fazer necessário o estabelecimento de novo acordo ou a extensão de um acordo vigente, o interessado deverá verificar as informações sobre os trâmites, junto à Diretoria de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos, na PROINTER .

Quando a possibilidade de iniciar a mobilidade for confirmada e o(a) aluno(a) reunir todos os documentos necessários para candidatura no tempo estipulado pela Universidade de destino, a PROINTER enviará a documentação e estabelecerá o contato oficial com a Universidade anfitriã.

Caso o(a) estudante cumpra todos os requisitos e seja aprovado(a),  a instituição anfitriã envia a Carta de Aceite. Este é o documento que oficializa a mobilidade e, com a emissão do mesmo, iniciam-se outros processos necessários, como a requisição do visto de estudante.

Para as duas situações, o(a) estudante:

  1. Deverá informar-se com professores, colegas, internet (e/ou outros meios confiáveis), sobre as instituições estrangeiras que possuem bons cursos em sua área; identificar os idiomas que domina e os países nos quais esse idioma é utilizado; fazer um levantamento de suas condições financeiras para manter-se em outro país durante o período de sua mobilidade; e decidir se está realmente disposto e preparado para enfrentar este grande passo em sua vida.
  2. Deverá ler atentamente o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA (http://www.proeg.ufpa.br/images/Artigos/Academico/Downloads/Regulamento_de_Graduacao.pdf) para não ter dúvidas sobre seu aproveitamento de estudos e outras questões pertinentes à mobilidade acadêmica internacional.
  3. Se responsabilizará pelo processo e custeio para providenciar os documentos necessários, traduções, versões, pagamentos, emissão de passagens, seguro de saúde e regularização da situação acadêmica junto à sua Faculdade e CIAC.
  4. Fará, junto à coordenação de curso na UFPA,  qualquer negociação do plano de estudos, podendo a PROINTER intermediar, caso seja necessário . Qualquer alteração, para fins de aproveitamento, deve ser oficializada junto à coordenação do curso.
  5. Antes de partir para o intercâmbio, deverá deixar uma procuração a alguém de sua confiança, para o caso de imprevistos em relação aos seus documentos na UFPA, banco, entre outras situações.
  6. Solicitar junto ao CIAC o bloqueio da sua matrícula para mobilidade acadêmica internacional.

 ATENÇÃO: para ambas as situações, outras orientações podem ser fornecidas ao longo dos processos


POR ONDE EU COMEÇO?

  • Defina a universidade/país que você deseja estudar:

O primeiro passo para iniciar o processo de mobilidade acadêmica internacional é se perguntar em quais universidades ou países você gostaria de fazer mobilidade durante o seu percurso na graduação. Entre no site da universidade e veja os pré-requisitos e documentos necessários para poder aplicar.

  • Verifique as oportunidades de bolsas de estudo que a UFPA oferece.

Esteja informado(a) de todas as oportunidades de bolsas que a Universidade oferece para a graduação. Listamos a seguir alguns dos programas que a UFPA faz parte, que podem abrir editais no futuro:

Verifique constantemente as novas publicações no site da PROINTER para ver se os editais destes programas estão abertos, e também para ter ciência de outras oportunidades de programas de mobilidade que são divulgados ao longo do ano.

  • Outras Fontes de Oportunidades

Além disso, acompanhe as publicações de instituições que propiciam oportunidades de mobilidade para a graduação. Citamos algumas abaixo: 

Programa Caminhos Amefricanos (Ministério da Igualdade Racial)

  • Tem como objetivo promover intercâmbios de curta duração no exterior. É voltado  para docentes e estudantes negros e quilombolas de licenciatura.

MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão) 

  • Oferece bolsas de estudos para graduandos estrangeiros em universidades japonesas.

DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – Alemanha)

  • Bolsas para graduandos, com oportunidades de cursos de verão e inverno na Alemanha.
  • Acordos de Cooperação

Se você já buscou programas de bolsas de estudo para uma universidade específica que você queira estudar e não encontrou, você pode entrar em contato com a PROINTER para intermediar a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFPA e a universidade que você deseja estudar.

O acordo pode oferecer a possibilidade de concessão de isenção de taxas acadêmicas. Verifique os acordos vigentes aqui.


COMO DEVO ME PREPARAR?

Após identificar as oportunidades de mobilidade internacional, a preparação se torna crucial para o sucesso da sua candidatura. Veja algumas dicas abaixo:

1. Oportunidades de Aprendizagem de Idiomas na UFPA

Aprender o idioma do país que você deseja estudar é fundamental para fazer da sua estadia no país mais tranquila e também aumentará o seu proveito nos estudos universitários. Além disso, a maioria das oportunidades de programas de bolsas de estudo exigem a comprovação do idioma durante o processo de candidatura, seja através de certificados ou de entrevistas.   A UFPA oferece diversas oportunidades de aprendizagem de idiomas, algumas destas sendo gratuitas. Entre em contato com cada instituição através dos links que disponibilizamos a seguir:

  • Curso Livre de Inglês da PROINTER

A PROINTER oferece vagas para o Curso Livre de Inglês - Prointer, destinado a estudantes de graduação e servidores técnico-administrativos da UFPA. O curso é gratuito e as aulas são presenciais, sendo realizadas por meio de uma parceria entre a Prointer e a Coordenação dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE/FALEM/ILC). Acompanhe as publicações dos editais de seleção que ocorrem semestralmente, no site da PROINTER. 

Projeto que oferta os cursos de Inglês, espanhol, inglês e francês, desenvolvidos por meio da Coordenação dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE). Há a possibilidade de se inscrever no Programa de Bolsa CLLE e também no Programa de Bolsa Pró-Línguas da PROAES, através de editais publicados, a fim de isentar o pagamento do curso.

Projeto de Extensão da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM/ILC/UFPA) que visa promover o ensino e a aprendizagem do alemão como língua estrangeira (ALE/DaF). Fique atento aos editais publicados nas páginas oficiais do CLA.

O Idiomas Sem Fronteiras (ISF) é um projeto da rede Andifes que oferta turmas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português como língua estrangeira. 

A CEG atua principalmente como um centro de ensino da língua alemã. Além de possuir biblioteca com exemplares em alemão também é um espaço para promoção de programações culturais do país.

.O espaço, localizado no Bloco E do Setor Básico, dispõe de biblioteca com sala de leitura. Fique atento(a) às publicações do CRDE para saber das oficinas de conversação, leitura e outras atividades promovidas pela instituição.

O Laboratório BA³ - Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma, da FALEM/ILC-UFPA, é um espaço dedicado à aprendizagem autônoma, que dispõe de computadores, livros e atividades específicas relacionadas ao estudo de línguas estrangeiras.

É um projeto de extensão do Laboratório de Ensino de Línguas (LAEL) da  FALEM/ILC-UFPA, que promove rodas de conversação em língua inglesa. Fique atento(a) à abertura dos processos seletivos que são divulgados nas redes sociais do Laboratório para participar das turmas de conversão.

  • Testes de Proficiência em Idiomas

É possível que alguns processos seletivos exijam resultados de testes de proficiência para poder se candidatar. Acesse, através dos links abaixo, mais informações sobre os principais exames de proficiência:

Inglês: TOEFL iBT, IELTS, Duolingo English Test, TOEIC 

Espanhol: DELE, SIELE 

Alemão: Onset, Goethe-Institut, TestDaF 

Francês: DELF/DALF e TCF 

Italiano: CELI 

Mandarim: HSK

2. Desempenho Acadêmico e Enriquecimento Curricular

Um currículo robusto pode ser um diferencial decisivo. Busque oportunidades para fortalecer seu perfil acadêmico e profissional, como publicações em periódicos reconhecidos, apresentações em congressos, participação em projetos de pesquisa, experiências docentes, estágios e colaborações internacionais. Construir um portfólio acadêmico sólido demonstra preparo e compromisso com a pesquisa e a inovação.

3. Documentação Necessária

Alguns documentos são comumente requisitados durante o processo de seleção, tanto pelas universidades quanto pelo setor de migração dos países. Alguns deles são: 

  • Universidades:

Carta de Intenção/motivação; Carta de recomendação; Histórico / diploma; Resultados de testes de proficiência (se necessário); Seguro Saúde

  • Setores de migração:

Carta de aceite da universidade anfitriã; Passaporte; Visto (se necessário); Carteira de estrangeiro (se necessário); Vacinação atualizada; Seguro Saúde

4. Planejamento Financeiro

Planeje seus gastos com antecedência e pesquise antecipadamente sobre a troca de dinheiro no país de destino, pois o recebimento de bolsas (caso receba esse benefício) pode levar semanas. As opções incluem casas de câmbio, bancos e cartões internacionais. É essencial entender a diferença entre dólar turismo (mais caro) e dólar comercial (mais barato). Cartões de débito internacional utilizam o dólar comercial, oferecendo melhores taxas (além disso, abrir contas e obter cartões pode levar tempo, exigindo planejamento prévio).

5. Se prepare emocionalmente

Durante o processo de candidatura a um programa de mobilidade acadêmica, e sobretudo, caso seja selecionado(a), é natural que você saia de sua zona de conforto. Além das exigências acadêmicas e dos compromissos com estágios, será necessário dedicar-se à preparação documental, à obtenção de cartas de recomendação e, possivelmente, ao estudo de um novo idioma, conforme o país de destino. Esse processo pode ocasionar sentimentos como ansiedade, insegurança e medo, entre outros. Tais emoções são comuns nesse contexto; portanto, é recomendável manter atenção às mudanças emocionais que possam surgir ao longo desse período.


DÚVIDAS E CONTATOS DA PROINTER

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/jqqUBXSQV39Nc9XW7.

Para atendimento presencial, é necessário agendamento prévio pelo mesmo formulário. As sessões são realizadas semanalmente às terças e quartas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.

registrado em:
Fim do conteúdo da página