Página inicial > Oportunidades > Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional

Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional

Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 15h16

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) mantém um programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha para estudantes de doutorado com bolsa no Brasil. Trata-se de um apoio complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado, por dois a seis meses sem interrupção da vigência da bolsa da Capes. O valor do auxílio mensal fornecido pelo DAAD, com manutenção feita pela CAPES, é de EUR 650,00. O DAAD ainda oferece seguro-saúde e auxílio para a passagem aérea.

Sobre as inscrições:

1. Primeira chamada aberta de 01/02/2019 até 28/02/2019: para estadias entre 01/07/2019 e 31/12/2019

2. Segunda chamada aberta de 01/03/2019 até 01/04/2019: para estadias entre 01/09/2019 e 30/04/2020

3. Terceira chamada aberta de 15/10/2019 até 01/12/2019: para estadias entre 01/05/2020 e 31/10/2020

• O período da estadia deve ser fixado em meses completos (p. ex.: 01.07.2018 – 30.11.2018).

• É necessário registrar-se no portal do DAAD online, escolher o programa 57378178 Co-financed ShortTerm Research Grant Brazil, 2019 e fazer o upload dos documentos indicados abaixo.

• Após realizar o upload, é necessário enviar a versão impressa do formulário online e a carta de recomendação por correio para o Escritório Regional do DAAD no Rio de Janeiro.

Da documentação necessária (em inglês ou alemão):

Via DAAD Portal: https://portal.daad.de

o Formulário online (57479963)

o Currículo resumido (máx. 3 páginas)

o Lista de publicações (máx. 10 páginas)

o Projeto resumido: importante indicar os resultados já alcançados no Brasil, elucidando claramente as atividades complementares de pesquisa a serem desenvolvidas na Alemanha: https://www.daad.org.br/files/2017/04/ModeloPr ojetoPesquisa_Doutorado2017-2018.pdf

o Cronograma do trabalho a ser realizado na Alemanha

o Comprovante de matrícula no curso de doutorado

o Carta de aceite do orientador alemão, mencionando o período da estadia

o Cópia simples do diploma do mestrado

o Cópia simples do histórico escolar do mestrado e do doutorado, incluindo uma declaração com a data do exame de qualificação (se ainda não tiver sido realizado, indicar a data prevista)

o Comprovante de conhecimentos de alemão e/ou inglês (o nível necessário é definido pela instituição anfitriã)