Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Published: Friday, 22 February 2019 10:01
  • A PROINTER  É UM CURSO DE GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS?
    • A PROINTER - Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará é o setor responsável pela cooperação entre a UFPA e as diversas instituições internacionais de ensino, pesquisa e fomento à educação, na área científica e cultural. Através da PROINTER, a comunidade universitária poderá encontrar instrumentos de apoio a projetos conjuntos de pesquisa, formação de recursos humanos e intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos.

      Cabe ainda à PROINTER articular-se com instituições e organismos de cooperação e fomento, promovendo ações que visem à realização e ao estabelecimento de cooperação científica e cultural com organismos internacionais, de interesse da Universidade Federal do Pará, fazendo o posterior acompanhamento do desenvolvimento de acordos firmados entre a UFPA as diversas instituições internacionais.

      A PROINTER facilita à comunidade universitária o acesso aos diversos contatos com mecanismos de incentivo ao ensino e à pesquisa, tais como bolsas, programas de cooperação, fomento a projetos, etc.

  • A PROINTER É RESPONSÁVEL PELA REVALIDAÇÃO/RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS INTERNACIONAIS?
  • A PROINTER É A RESPONSÁVEL POR PROVIDENCIAR MEUS DOCUMENTOS JUNTO A EMBAIXADAS, POLÍCIA FEDERAL, ETC?
    • A PROINTER poderá auxiliá-lo com informações e orientações, mas a responsabilidade quanto a obtenção de documentos pertinentes ao seu intercâmbio, tanto dos estrangeiros quanto dos brasileiros em mobilidade, é totalmente dos alunos/candidatos.

  • A PROINTER É A RESPONSÁVEL POR REALIZAR MEUS PROCEDIMENTOS JUNTO ÀS UNIDADES ACADÊMICAS E DE REGISTROS DA UFPA, ANTES DE QUE EU COMECE MINHA MOBILIDADE?
    • A PROINTER poderá auxiliá-lo com informações e orientações, mas a responsabilidade quanto a regularização da situação acadêmica na UFPA é inteiramente dos alunos/candidatos e dos órgãos/departamentos competentes (CIAC, faculdades, Institutos, coordenação de cursos).

  • SOU ESTUDANTE BRASILEIRO E QUERO ME MATRICULAR NOS CURSOS LIVRES DA UFPA OU IDIOMAS SEM FRONTEIRAS - ISF, POSSO REALIZAR MINHA INSCRIÇÃO NA PROINTER?
    • A PROINTER não é a responsável pela inscrição/matrícula de alunos brasileiros em cursos livres ou ISF. Para ambos os cursos o aluno deverá entrar em contato com o setor responsável no ILC – Instituto de Letras e Comunicação.

  • SOU ESTUDANTE ESTRANGEIRO E QUERO REALIZAR O CURSO LIVRE DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - PLE, A PROINTER FARÁ MINHA MATRÍCULA?
    •  Caso o curso de PLE esteja pré-determinado em acordo ou programa específico ao qual o estudante estrangeiro esteja vinculado, a solicitação de matrícula do mesmo poderá ser feita pela Pró-Reitoria, porém, de regra, a PROINTER não se responsabiliza em realizar matrículas em cursos da UFPA, inclusive nos cursos livres.

  • SOU ESTRANGEIRO E QUERO ME CANDIDATAR AO PEC-G / PEC-PG – PROGRAMA DE ESTUDANTES – CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO/ PÓS-GRADUAÇÃO– A PROINTER SERÁ A RESPONSÁVEL PELA MINHA CANDIDATURA?
    • Todo seu processo de seleção deverá ser realizado na Embaixada do Brasil (ou representação Consular no seu país). Após aprovação, o responsável pelo registro dos alunos desses programas na UFPA é o setor de Coordenação do PEC-G/PEC-PG. A PROINTER poderá fornecer orientações e auxiliar o aluno em outras situações , quando necessitem. 

  • SOU ESTRANGEIRO E QUERO ME CANDIDATAR AO PAEC – PROGRAMA DE ALIANÇAS PARA A EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO – A PROINTER SERÁ A RESPONSÁVEL PELA MINHA CANDIDATURA?
    • Todo seu processo de seleção deverá ser realizado junto à OEA - Organização dos Estados Americanos e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, de acordo com as regras pré-estabelecidas em Edital. Após aprovação, o responsável pelo registro dos alunos desses programas na UFPA é o respectivo programa de Pós-graduação e a Coordenação do PAEC na Universidade. A PROINTER poderá fornecer orientações e auxiliar o aluno em outras situações, quando necessitem. 

  • SOU ESTRANGEIRO E TENHO INTERESSE EM ME CANDIDATAR AOS EDITAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPA. A PROINTER PODE ME AUXILIAR?
    • A PROINTER poderá fornecer-lhe informações a respeito de documentação de estrangeiro, contatos, entre outras orientações gerais, porém, para informação a respeito de editais, documentos para seleção, datas, o candidato deverá buscar informação diretamente no programa desejado ou na PROPESP – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.  

  • SOU DOCENTE/PESQUISADOR E TENHO INTERESSE EM APRIMORAMENTO NO EXTERIOR, A PROINTER É A RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES DE PROGRAMAS DE MEU INTERESSE?
    • A PROINTER pode oferecer a listagem dos acordos/convênios existentes entre a UFPA e diversas Instituições no exterior, auxiliá-lo na compreensão do acordo/convênio e o que ele abrange, buscar informações e ações que auxiliem e facilitem o processo, porém, a PROINTER não é responsável por orientá-lo a respeito de programas que não estão vinculados à mesma.

  • A PROINTER É RESPONSÁVEL PELA TRADUÇÃO DOS MEUS DOCUMENTOS?
    • Caso necessite, a PROINTER poderá auxiliá-lo com informações de onde encontrar o serviço de tradução/versão de documentos, porém, é do aluno a responsabilidade de providenciar os documentos solicitados para sua mobilidade, capacitação ou aprimoramento no exterior ou no Brasil (para estrangeiros).

  • A PROINTER É RESPONSÁVEL PELO APOSTILAMENTO DO MEU DIPLOMA?
    •  O aluno deverá providenciar o apostilamento do seu diploma e arcar com os gastos necessários para tal fim. Se precisar voltar ao seu país antes da obtenção do mesmo, deixe uma procuração a alguém que possa responsabilizar-se pelo apostilamento e envio posterior. A PROINTER poderá auxiliá-lo com informações sobre onde fazer o apostilamento.

Fim do conteúdo da página