Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Oportunidades > No âmbito do acordo de cooperação Andifes e Fundação Carolina, Prointer divulga oportunidade de Bolsas para Estágios de curta duração em Instituições da Espanha (NOVAS INFORMAÇÕES ADICIONADAS)
Início do conteúdo da página

No âmbito do acordo de cooperação Andifes e Fundação Carolina, Prointer divulga oportunidade de Bolsas para Estágios de curta duração em Instituições da Espanha (NOVAS INFORMAÇÕES ADICIONADAS)

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 12h39
imagem sem descrição.

Histórico. Em outubro do ano passado, a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Fundação Carolina – instituição para a promoção das relações culturais e a cooperação no âmbito educativo e científico entre a Espanha e o resto do mundo - celebraram Convênio Específico de Cooperação Educativa para a concessão de bolsas “conjuntas” em programas de doutorado e estágios de curta duração de pesquisa para docentes doutores (ver matéria completa em: https://www.andifes.org.br/?p=94634).

Como previsto no acordo, inicialmente serão dez bolsas concedidas por ano, sendo cinco para programas de doutorado (até vinte e um meses) e cinco para estágios de curta duração (período de um a três meses).

As bolsas são conjuntas e têm valor de 1.200 euros, sendo que 50% da bolsa será ofertada pela Fundação Carolina e os outros 50% pela UFPA.

A UFPA se credenciou a enviar propostas de candidatos a bolsas para Estágios de Curta Duração de Pesquisa para Professores(as) doutores(as) – Estancias Cortas Postdoctorales. Nesta modalidade, estão contemplados:

  • Despesas de inscrição para o programa escolhido pelo candidato;
  • Passagem de ida e volta em classe turística, da capital do país de residência do(a) bolsista para a cidade espanhola dos estudos;
  • Ajuda de custo para alojamento e manutenção durante o período de duração da bolsa; e seguro médico não farmacêutico durante o período de estadia na Espanha.

Os candidatos podem ser de qualquer área do conhecimento, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

Os critérios estabelecidos para candidatura, como divulgados pelo convênio, são:

I – Ser nacional de algum dos países da Comunidade Ibero-americana de Nações;
II – Ter a graduação universitária em carreiras de não menos que quatro (4) anos de duração;
III – Ser docente de carreira ou fixo da UFPA, estando de posse do grau acadêmico de Doutor;
IV – Cumprir com os requisitos de excelência curricular e de experiência profissional exigidos pela FUNDAÇÃO CAROLINA, em sua convocatória geral anual;

V – Cumprir com as exigências legais ou contratuais estabelecidas pela universidade de origem pertencente à ANDIFES e pela FUNDAÇÃO;

VI – Contar com uma carta de aceitação da Universidade ou da instituição espanhola onde irá se realizar o estágio de pesquisa pós-doutoral;

VII – Não ser residente na Espanha; e

VIII – Não haver iniciado o doutorado na Espanha com anterioridade.

IMPORTANTE: Caberá à PROINTER realizar pré-seleção, que será feita por conferência documental. A PROINTER posteriormente enviará a documentação da(o) docente interessada(o) para a Fundação Carolina, para seleção final, utilizando-se dos critérios daquela Instituição.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31/03/2023. Inscrições prorrogadas até 3 de abril de 2023.

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO: Encaminhar e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com as seguintes informações:

  • nome completo
  • número de matrícula na UFPA (para comprovar que é docente)
  • cópia do RG e CPF
  • link do Curriculum Lattes
  • cópia do diploma de doutorado (para comprovação)
  • indicação da Instituição na Espanha onde pretende realizar o estágio ((Ver “centros receptores” no link a seguir: https://gestion.fundacioncarolina.es/programas/5898).

NOTA: Além das bolsas resultantes do acordo com a Andifes, a Fundação Carolina possui programa regular de bolsas para alunos e professores de pós-graduação. Na chamada de bolsas da Fundação Carolina para o ano letivo 2023-2024 são oferecidas 613 bolsas, distribuídas nas seguintes modalidades:

  • 242 bolsas de pós-graduação
  • 100 bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado
  • 36 bolsas de mobilidade docente
  • 126 bolsas para estudos institucionais
  • 109 renovações de bolsas de doutorado

A chamada abrange todas as áreas do conhecimento e é dirigida a estudantes de todos os países ibero-americanos para que possam completar sua formação em universidades e centros de estudos espanhóis. Para mais informações, consultar o site da Fundação: https://www.fundacioncarolina.es/ 

Caberá à PROINTER realizar pré-seleção, que será feita por conferência documental. A PROINTER posteriormente enviará a documentação da(o) docente interessada(o) para a Comissão da Andifes responsável pelo envio das candidaturas à Fundação Carolina, para seleção final, utilizando-se dos critérios daquela Instituição.

NOVAS INFORMAÇÕES ADICIONADAS

A Comissão de Seleção da Andifes para o acordo supracitado informa adicionalmente:

  •  11 IFES aderiram ao programa, concordando em cofinanciar bolsas, objeto do convênio
  • Além das informações solicitadas na notícia de divulgação, os candidatos devem fornecer:
    • E-mail de contato
    • Informar se já tem ou não carta de aceite na universidade de destino (somente informar caso tenha; não precisa enviar a carta neste momento).
  •  Por opção da UFPA, poderemos indicar até 03 (três) candidaturas, apenas para a modalidade estancias curtas.
  • O prazo para envio das candidaturas foi prorrogado até 3 de abril de 2023.
  • A Prointer apenas fará o encaminhamento das candidaturas para a comissão de seleção da Andifes;
  • A Comissão de seleção fará a inscrição dos candidatos na Plataforma Carolina até o dia 6 de abril de 2023.
  • Após inscritos, os candidatos deverão finalizar sua candidatura na página da Fundação Carolina.
  • À medida em que forem inscritos pela Comissão, os candidatos receberão um e-mail automático da Fundação Carolina, informando o link, login e senha para acesso ao sistema para que possam completar suas candidaturas.
  • Esta segunda etapa é fundamental para garantir que concorram às bolsas. Segundo a própria Fundação Carolina, o formulário para completar a candidatura é longo, logo, sugerimos que o candidato já o complete o quanto antes.
  • A partir do dia 3 de abril, os candidatos indicados já começarão a receber este e-mail. Caso o candidato não receba este e-mail automático até o dia 7 de abril, sugerimos que consulte sua caixa de Spam.
  • Os candidatos selecionados pela Fundação Carolina poderão iniciar seu programa na Espanha dentro do período compreendido entre 1º de setembro de 2023 até 31 de julho de 2024. Esta data deverá ser negociada entre o candidato selecionado, sua instituição de origem e a universidade que irá recebê-lo na Espanha.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página