Página inicial > Oportunidades > Oferta de bolsa de estudos - CERN – Genebra

Oferta de bolsa de estudos - CERN – Genebra

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 16h05

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB informa sobre a oferta de bolsa de estudos, patrocinada pela Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA), a cidadão latino-americano para participação no "Summer Student Programme" da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN).

As inscrições estão abertas até 30 de janeiro de 2023.

A bolsa de estudos a ser concedida pela IILA tem o valor aproximado de 7 mil euros e prevê:

(i) pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa;

ii) seguro-saúde; e

(iii) 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

O estágio na CERN destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas da física, engenharia, ciências da computação ou matemática. São requisitos para concorrer:

i) ter completado, até o verão europeu de 2023, pelo menos três anos de estudos de nível universitário;

ii) não ter trabalhado na CERN, em nenhuma modalidade (estudante técnico, estagiário etc.), por mais de três meses;

iii)  não ter participado de edições anteriores do Programa; e

iv) bom conhecimento da língua inglesa.

É considerada uma vantagem o conhecimento da língua francesa. Para completar o requerimento de inscrição, o candidato deverá anexar seu currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

A CERN oferecerá aos estudantes:

- contrato de associação de 8 a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado;

- programa de palestras de física e de tecnologia da informação; e

- assistência para encontrar acomodação.

Informações adicionais podem ser obtidas em: https://jobs.smartrecruiters.com/CERN/743999863506240-cern-summer-student-programme-2023-member-and-non-member-state-