Página inicial > Oportunidades > Programa ERASMUS+ - Chamada para Docente (UFPA)

Programa ERASMUS+ - Chamada para Docente (UFPA)

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 19h51

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vem a público divulgar a chamada para inscrições de docentes da UFPA para o Programa ERASMUS+, a ser realizada junto a Stefan cel Mare University of Suceava, Romênia, para ministrar minicurso e/ou palestras durante uma semana.

Será indicado(a) pela PROINTER um(a) docente, de uma das seguintes áreas prioritárias de conhecimento, para esta chamada:

• Economics, Administration and Business
  • Food Engeneering

Caso haja mais de um(a) docente interessado(a), será realizada seleção organizada por uma Comissão Ad Hoc, formada por três professores, indicados pela PROINTER, cujos critérios de avaliação serão: nível de proficiência na língua inglesa, análise de currículo e, se necessário, entrevista.

I- Informações gerais sobre o Programa:

A UFPA tem Acordo de Cooperação com a Stefan cel Mare University of Suceava, desde 2019. A partir dessa cooperação, a UFPA foi convidada a participar do Programa Erasmus + para mobilidade docente. O Erasmus + é um programa da Comunidade Europeia destinado a apoiar atividades de educação superior, com foco na inclusão da juventude e na formação profissional, entre outros (https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt/about-erasmus/what-is-erasmus ).

Dentro da convocatória de 2022 do Erasmus +, a Stefan cel Mare University of Suceava destinou uma bolsa para mobilidade de um(a) docente da UFPA, para o período de uma semana. O Programa oferece apoio financeiro a mobilidade docente de uma das áreas acima discriminadas. O(A) docente deverá ministrar palestras e/ou minicurso e, preferencialmente, estabelecer vínculos de pesquisa e de ensino, a fim de fortalecer a cooperação já em curso.

A mobilidade está prevista para acontecer até maio de 2023.

II- Elegibilidade:

Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

• Ter proficiência comprovada no idioma inglês;
  • Ter planos, em sua área de expertise, para aprimorar, atualizar ou desenvolver cursos e/ou materiais educacionais com foco na cooperação com a Romênia;

III. Outras informações essenciais do Programa:

Financiamento do Programa: O Programa ERASMUS + oferecerá bolsa que cobre seis dias de atividades e dois dias para deslocamento perfazendo US$ 1.500 euros para a viagem aérea + US$ 1.120 para subsistência. (https://usv.ro/en/homepage-2021/).

IV- Requisitos e Restrições do Programa:

A bolsa será recebida na chegada do (a) professor (a) em Stefan cel Mare University of Suceava.

Os candidatos devem estar cientes de que estarão participando de um programa intensivo e que haverá pouco tempo para atividades não relacionadas ao programa.  O Erasmus+ não é um programa de pesquisa, mas oportuniza contatos que pode alavancar novas possibilidades de cooperação.

V- Prazos:

Os formulários de inscrições devem ser enviados pelos interessados para  o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 20 de dezembro de 2022.

Baixe o Application Form aqui