Página inicial > Oportunidades > Chamada aberta para candidaturas a Bolsas de Mestrado Erasmus Mundus - TROPIMUNDO

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 18h37

A Université Libre de Bruxelles (Bélgica) está coordenando o Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Biodiversidade Tropical e Ecossistemas (Tropical Biodiversity and Ecosystems) – TROPIMUNDO. A Comissão Europeia está oferecendo algumas bolsas de estudo integrais para estudantes da União Europeia e de fora dela.

Não há restrições de país, pois a marca Erasmus Mundus representa a excelência educacional da Comissão Europeia. Portanto, o critério para selecionar os bolsistas é a excelência. Os bolsistas selecionados terão suas mensalidades e mobilidade cobertas, além de receberem seguro completo e alocações mensais.

Esta informação é particularmente importante para estudantes que possuam formação em Biologia, Ciências Naturais, Ciências Ambientais ou áreas equivalentes e que buscam por oportunidade de bolsa de estudo para formação no exterior (consultar FAQ online para acessar lista detalhada sobre diplomas elegíveis e não elegíveis).

TROPIMUNDO é o primeiro Mestrado Internacional em Biodiversidade Tropical e Ecossistemas (2 anos, 120 ECTS), que permite aos estudantes investigar ecossistemas interligados e ameaçados de extinção, passando um semestre inteiro de curso e em escolas de campo na floresta tropical amazônica, nas ilhas tropicais do Caribe e do Oceano Índico, na floresta tropical centro-africana, nos Grandes Lagos do leste africano, nos ecossistemas terrestres e costeiros, nos ecossistemas florestais de Madagascar e nas florestas asiáticas terrestres, aquáticas e de manguezais.  Um outro semestre será dedicado ao trabalho de tese relacionado à biodiversidade tropical e aos ecossistemas.

Os outros dois semestres cobrem cursos básicos e especializados na Bélgica, Itália, França e Guiana Francesa.

A primeira chamada para os candidatos que procuram uma bolsa de estudos com intenção de iniciar no ano acadêmico 2023-2024 está aberta e o prazo para inscrição é até 15 de janeiro de 2023.

Mais informações sobre o programa TROPIMUNDO e o procedimento de inscrição podem ser encontradas em https://tropimundo.eu/.

Atenção: A PROINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição e seleção.