Página inicial > Oportunidades > Programa Fulbright Amazônia

Programa Fulbright Amazônia

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 14h28

A Comissão Fulbright Brasil lançou chamada pública para a criação de rede multidisciplinar de profissionais envolvidos em pesquisas aplicadas sobre a Amazônia. Podem candidatar-se pesquisadores situados no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela ou EUA.

Sob a liderança dos professores Valério Gomes  (Universidade Federal do Pará - UFPA) e Jeffrey Hoelle (Universidade da Califórnia - Santa Barbara), os 16 selecionados serão convidados para ações de mobilidade acadêmica, com duração de 6 semanas a três meses, bem como para seminários e para participar de produções acadêmicas conjuntas.

A iniciativa envolve as áreas de adaptação e mitigação à mudança do clima, fortalecimento ambiental e social regional, bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

As atividades serão desenvolvidas entre junho de 2023 e dezembro de 2024.

Pesquisadores da região podem candidatar-se até 20 de dezembro de 2022.

Interessados podem esclarecer dúvidas por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Demais informações, inclusive sobre os critérios de elegibilidade, estão disponíveis na seguinte página:
fulbrightscholars.org/amazonia

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos EUA foi criado em 1946 por intermédio de lei do Senador J. William Fulbright. Em 1957, a iniciativa chegou ao Brasil. Ao longo das últimas décadas, receberam bolsas do programa mais de 4.900 brasileiros e 3.400 cidadãos dos EUA, entre estudantes de pós-graduação, assistentes de idiomas, professores e pesquisadores. Atualmente, a Comissão Fulbright Brasil tem o status de organização internacional vinculada aos governos dos dois países. Embora o orçamento principal advenha do Departamento de Estado, a contribuição da CAPES, agência do governo brasileiro, alcança cerca de 40% do montante total das atuais atividades.

Acesse o flyer aqui