Seminário Afro-latino-América e o Caribe

A Casa de Estudos Brasil-África promoverá,  nos dias 22 e 23 de novembro, o Seminário “Afro-Latino-América e o Caribe: pensamento e ação contra a escravidão, o racismo e em prol da igualdade”. O evento celebra os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e tem como foco a luta dos escravizados e seus descendentes contra a escravidão e contra o racismo,  pela igualdade até os dias atuais.

O seminário  foi pensado  numa perspectiva territorial ampla, que insere o Brasil no contexto dos povos latino-americanos e caribenhos, cujas sociedades marcadas pelo escravismo desenvolveram características comuns, principalmente a presença das culturas originárias da África. Toda a programação  ocorrerá no Auditório Setorial Básico da UFPA, pela manhã e pela tarde. O seminário tem o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA).

A conferência de abertura “Culturas Atlânticas: relações África-Latino-América, Brasil – Caribe” será proferida pela doutora Olga Cabrera, estudiosa das culturas caribenhas e suas relações com outras culturas e com suas matrizes africanas. Ela é fundadora do Centro de Estudos Caribe-Brasil. A programação inclui, ainda, minicurso ministrado também pela professora Olga Cabrera e três painéis, que reunirão estudiosos da UFPA e de outras universidades, para debater cultura, pensamento e resistência da população negra latino-americana e caribenha.

“As lutas antirracistas, pela independência e pelo desenvolvimento dos povos afro-latinos e caribenhos e do continente africano produziram pensadores originais ao longo do período. O valor e a transcendência destes são praticamente desconhecidos nos nossos países. Portanto este evento se constitui num espaço adequado para divulgar e valorar esses intelectuais e as suas obras e revisitar as produções culturais dos descendentes de africanos em nosso país”, explica Dionísio Lázaro Baró, docente da Faculdade de História e coordenador da Casa Brasil-África.

Minicurso- O minicurso “Caribe: Identidades em trânsito, culturas de migração” será ministrado pela professora Olga Cabrera, que também é fundadora e atual editora-chefe da Revista Brasileira do Caribe.  O minicurso visa entender a construção de uma identidade do Caribe, cujos povos possuem, em conjunto, o mais alto percentual de descendentes de africanos na América, mediante o desenvolvimento de conceitos criados por estudiosos dessa questão, como Marcus Garvey, Jean Price Mars, Fernando Ortiz, Edouard Glissant e Wilson Harris.

Inscrições- As inscrições para o seminário e para o minicurso estão sendo realizadas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Também poderão ser  feitas no local do evento. A programação é aberta ao público acadêmico  interessado,  tanto da comunidade interna quanto da externa da UFPA.  Os participantes do evento terão certificação de carga horária de 20 horas e os que participarem do minicurso, certificado de 4 horas/aulas.

A Casa Brasil África- O projeto tem o objetivo de promover a formação profissional para a inclusão da questão racial na educação e as contribuições do direito para as relações raciais dos alunos africanos; implementar a Lei 10.639/03, que respalda a criação de projetos pedagógicos que tornam o currículo escolar mais democrático; contribuir para a formação de jovens capazes de criar, em cooperação com os outros, uma sociedade na qual todos possam viver com dignidade; oferecer elementos para a compreensão da contribuição dos povos africanos na formação do Brasil moderno; promover a divulgação do Estatuto da Igualdade Racial e sua real aplicação; propiciar às comunidades quilombolas um espaço de intercâmbio entre a Universidade, a sociedade civil organizada e suas necessidades.

Serviço:
Seminário Afro-Latino-América e o Caribe: pensamento e ação contra a escravidão, o racismo e em prol da igualdade
Data: 22 e 23 de novembro de 2018
Local: Auditório Setorial Básico da UFPA
A programação completa do seminário aqui.

Dia 22/11

09h: Abertura com a presença das autoridades universitárias.

10h: Conferência inaugural "Culturas Atlânticas: relações Ãfrica - Latino-américa, Brasil- Caribe", a cargo da Profa. Olga Cabrera, titular da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), fundou nessa universidade e dirigiu por 12 anos o Centro de Estudos do Caribe no Brasil (CECAB) e é fundadora e atual Editora-chefe da Revista Brasileira do  Caribe.

Tarde

-  Minicurso "Caribe: Identidades em trânsito, culturas de migração", ministrado pela Dra. Olga Cabrera.

-  Oficinas de tranças e turbantes.

-  Oficina de elaboração de bonecas Abayomi.

Dia 23/11

09h: Painel "Resistência e Sublevações”

Dra. Magda Ricci (UFPA): "Participação da população negra na Cabanagem“

Dr. Dionísio Baró (UFPA): “A criação do Partido independente de Color em Cuba e seu alçamento em 1912”.

10h30: Painel “Cultura e religiões”

Dra. Zélia Amador (UFPA): “Cultura afro-brasileira”

Dra. Marilu Campelo (UFPA): “Religiões de matriz africana”

Dr. Julio Moracén (Unifesp): "Expressões artísticas afro-americanas e caribenhas"

Tarde

14h: Painel "Pensamento e sociedade no Caribe"

Mestrando Mackendy Souverain (UFPA): "Antenor Firmin (1850-1910). O pensador haitiano que desconstruiu a Gobineau"

Dr. Danilo Rabelo (UFG): "Resistência na diáspora negra: Garveysmo  e Rastafarismo”

Dra. Kátia Couto (UFAM): "Relações históricas entre Brasil e o Caribe: o caso dos imigrantes haitianos”

l6h: Atividade cultural de encerramento: apresentação. musical da cantora Ana Paula Castro

As inscrições para o Seminário e o Minicurso serão realizadas pelo e-mail da Casa Brasil-África ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), a partir do dia 22/10.

O Seminário contará com emissão de certificado.