Abertas as inscrições para os programas de intercâmbio BRACOL e BRAMEX 2019

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais está com editais abertos, a partir de hoje, para inscrições nos Programas de Intercâmbio “Brasil - Colômbia - BRACOL/2019-1” e “Brasil – México – BRAMEX/2019-1. Os programas são promovido pela “Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN)”, a “Associação Nacional de Universidades e Instituições da República Mexicana (ANUIES)”, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidade Federal do Pará.

O objetivo dos programas é possibilitar aos estudantes selecionados a experiência de relacionar-se com as culturas colombiana e mexicana, assim como o enriquecimento curricular durante o semestre em que estarão realizando o intercâmbio.

Ao todo serão oferecidas quatro vagas, sendo duas delas para Universidades colombianas (1 vaga para Universidad del Sinú Elías Brachara Zainúm (Cartagena) e 1 vaga para a Universidad de los Llanos – UNILLANOS) e duas para Universidades mexicanas (1 vaga para a Universidad Autónoma de Tamaulipas e 1 vaga para a Benemérita Universidad Autónoma de Puebla).

A mobilidade será feita no primeiro semestre de 2019, segundo o calendário acadêmico das universidades colombianas. Todos os resultados serão divulgados no site da PROINTER.

Quem pode participar: Estarão aptos a participar do programa os estudantes de todos os campi da UFPA maiores de 18 anos e regularmente matriculados em um curso de graduação (desde que o curso seja também oferecido pela universidade de destino). O aluno precisa possuir CRG igual ou superior a oito, não estar no último semestre e nem ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional com concessão de bolsas. Além de se enquadrar nos requisitos de conhecimento da língua, de acordo com o que é exigido pelas instituições anfitriãs.

Inscrições: Os estudantes interessados deverão entregar na PROINTER, em um envelope lacrado, o formulário de inscrição e demais documentos descritos no edital. O período de inscrições segue até o dia 19 de outubro (BRACOL) e 22 de outubro (BRAMEX).

Outras especificações estão descritas nos editais.

A PROINTER está localizada no prédio da Reitoria, 1° andar. A entrega dos documentos deve ser feita no horário de 9h00 às 11h00 e de 14h30 às 16h00.

Edital BRACOL e edital BRAMEX