Página inicial > Últimas Notícias > PROINTER e ILC realizam reunião com o Cônsul-Geral e do Cônsul Honorário da Espanha

• Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2022, 10h30
  • Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 10h31

A Pró-Reitoria de Realções Internacionais da UFPA representada pela Diretora de Acordos e Relações Internacionais Prof Dra Maria Amélia Enríquez, juntamente com os Professores do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) Walkyria Magno e Carlos Cernadas recepcionaram no dia 15 de julho o Cônsul Geral da Espanha Sr Jesus Dias Carazo e o Consul Honorário da Espanha José Luis Fernandez.

O objetivo da reunião foi tratar sobre a vinda do leitor da Espanha, Sr. Daniel Vieira, que estará na UFPA na partir de agosto de 2022.

A Diretora da PROINTER, profa. Maria Amélia, falou sobre as expectativas da UFPA quanto à vinda do leitor para a promoção da língua e da cultura espanholas, bem como informou sobre as condições de infraestrutura que a UFPA dispõe para acolhê-lo, tanto no âmbito do ILC (Instituto de Letras e Comunicação), quanto no CI (Centro de Internacionalização).

A Professora Walkyria Magno apresentou o ILC e destacou a sua importância para formação acadêmica e para a extensão universitária no ensino de idiomas. Falou sobre a relevância da “língua adicional e do multilingualismo”. Indagou sobre a possibilidade de o Consulado da Espanha criar um estímulo para potencializar o aprendizado do espanhol, por exemplo, premiando os melhores alunos com bolsa de estudos para ir a Espanha complementar sua formação linguística e cultural.

O professor Carlos Cernadas contextualizou a importância do ensino do Espanhol no Estado Pará, destacando que a Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA) aprovou Emenda Constitucional, em anexo, que torna obrigatório o aprendizado de espanhol no ensino médio. Destacando que isso representa um grande impulso para formação de professores no idioma espanhol. Além disso, ressaltou que há uma demanda latente para o ensino fundamental, o que potencializará bastante a demanda por professores de espanhol. Também mencionou a possibilidade de a UFPA ser um Posto de Aplicação dos Testes de DELE, e que o momento presente é importante para iniciar essas tratativas.

Foi mencionada, também, outra demanda para o aprendizado do espanhol no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço.

O Sr. José Luis Fernandez falou sobre seu suporte enquanto Consul Honorário da Espanha em Belém, relembrando das cooperações que já ocorreram no passado com a UFPA que resultaram na criação no Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE).

O Sr. Jesus Carazo, Consul Geral da Espanha, destacou as três prioridades da Embaixada: 1) Promoção do idioma Espanhol, 2) Promoção Cultural e 3) Diplomacia Científica.  Para cada uma dessas prioridades há um campo vasto de possibilidades de cooperação.

Além da expansão da língua, a vinda do Leitor será importante para testar oportunidades, uma vez que ele terá contato direto com o Conselheiro Cultural da Embaixada e isso pode estimular também a formação de redes de alunos de espanhol com a UFPA.

No campo cultural foi mencionado a questão da culinária, do cinema e da literatura e o Centro de Internacionalização da UFPA é o espaço físico desenvolvido para abrigar essas atividades.

Texto: Diretoria de Acordos Internacionais PROINTER/UFPA

Imagem: Equipe PROINTER