Comissão Fulbright realiza palestra na UFPA

Um representante da Comissão Fulbright Brasil realizou uma palestra, na última quinta-feira (06), com o tema “Oportunidades de bolsas nos Estados Unidos”. O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará.

Luis Pedroso, representante da Comissão Fulbright Brasil falou sobre as bolsas oferecidas pela fundação, que atualmente está com 11 editais abertos. "O principal objetivo da Comissão Fulbright é promover o intercâmbio cultural, educacional e científico entre os Estados Unidos e outros países, como o Brasil", explicou Luis. As bolsas de pesquisa ou ensino são oferecidas para diferentes campos, como música, meio ambiente e roteiro de cinema, havendo também bolsas para cátedras específicas de cada área do conhecimento. Para graduados em Letras, por exemplo, existe a oportunidade de o recém-graduado receber uma bolsa com duração de 9 meses para lecionar português para americanos em uma universidade nos Estados Unidos.

Sobre a Fulbright: a Fulbright é uma organização mundial, uma fundação que se organiza em comissões, presente em mais de 150 países. Ela foi fundada após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, pelo senador americano J. William Fulbright e está presente no Brasil desde 1957.

Mais de 3.500 brasileiros já estudaram nos Estados Unidos com as bolsas da fundação, tendo entre seus ex-bolsistas figuras reconhecidas nacionalmente, como Fernando Henrique Cardoso e Joaquim Barbosa.
Para se inscrever em algum financiamento da Comissão Fulbright são necessários alguns pré-requisitos especificados no site. A maioria dos editais segue em aberto até o dia 23 de setembro, para cidadãos brasileiros interessados em realizar pesquisas ou ensino em alguma universidade americana.