Programa de voluntariado das Nações Unidas

O programa Voluntários das Nações Unidas (UNV) têm como objetivo contribuir para a paz e o desenvolvimento por meio do voluntariado em todo o mundo. O UNV é administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e atua em cerca de 130 países, todos os anos, com mais de 7.500 voluntários.

Dentro do programa existe a modalidade de Voluntários Universitários, que busca facilitar o engajamento de jovens nos projetos desenvolvidos pelas Nações Unidas. Essa modalidade proporciona aos estudantes de países parceiros a oportunidade de desenvolver suas habilidades e adquirir experiências, além de agregar ao currículo dos participantes.

Para participar do UNV, é necessário que os interessados tenham idade entre 18 e 29 anos, e estejam devidamente matriculados em uma universidade. Há diferentes formas de voluntariado, nacional ou internacional, presencial ou online. A colocação dos participantes é feita pela ONU, de acordo com as necessidades das agências, com número de 10 a 20 alunos recrutados, por ano. A duração do programa pode ser de até seis meses.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site da UNV ou na página do órgão responsável pelo programa na Brasil, o PNUD, que também fornece informações sobre oportunidades de atuação como voluntário da UNV em diferentes estados do país.