Página inicial > Últimas Notícias > Rede Fulbright Interdisciplinary Network (FIN) aprova vinda de pesquisador americano para a UFPA

• Publicado: Terça, 03 de Mai de 2022, 11h22
  • Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2022, 11h24

A rede FIN, formada pela Comissão Fulbright Brasil em abril do ano passado, tem o intuito de promover os estudos sobre os Estados Unidos no Brasil, e representa parceria com cinco universidades brasileiras (UFPA, UnB, UFBA, UFMG e a UFSC.), com apoio da Embaixada dos EUA. Como parte desta iniciativa, havia previsão da vinda de pesquisadores norte-americanos de diversas áreas (estudos raciais, ciência política, relações internacionais, sustentabilidade, linguagem e identidade), para promover o debate de alto nível entre as Instituições participantes.

Como resultado, acabamos de ser informados que a UFPA teve aprovada indicação de um pesquisador na categoria “Fulbright Distinguished Scholar Award in Biodiversity and Environmental Conservation”, depois de realizado o processo de seleção e análise dos currículos de diversos parceiros internacionais por parte da Fundação.

Trata-se do pesquisador Robert (Bob) Mason Hughes, Associate Research Professor da Oregon State University, Department of fisheries, wildlife, & conservation sciences. O pesquisador foi indicado por pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação de docentes do ICB-UFPA, Leandro Juen, Raphael Ligeiro e Luciano Montag.

O currículo do pesquisador destaca mais de 40 anos de experiência em amostragem e análise de dados no estudo de peixes e macroinvertebrados na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Segundo o professor Hughes manifesta na sua apresentação ao Comitê da Fundação, no contexto da desejada conservação da biodiversidade amazônica e o conflito existente com os setores econômicos interessados na exploração da floresta, é necessário entender os padrões de biodiversidade nas paisagens da Amazônia e como eles fornecem serviços ecossistêmicos para garantir o desenvolvimento sustentável. “Portanto, proponho contribuir para uma avaliação multi-institucional existente da biodiversidade, especialmente em ambientes aquáticos ainda não estudados”. O professor do ICB/UFPA, Leandro Juen, destaca a importância da iniciativa da qual a UFPA faz parte, mencionando ainda que “a vinda do pesquisador será um importante incentivo para alavancar as pesquisas em biodiversodade aquática na Amazônia”.

Aos grupos de pesquisa interessados em participar de futuras seleções, o pró-reitor de relações internacionais, professor Edmar Costa, alerta que existe uma chamada ativa, até 15 de setembro, para as bolsas Distinguished Scholar Award da FIN 2023-2024 (https://awards.cies.org/content/fulbright-distinguished-scholar-awards-interdisciplinary-network-0).