UFPA e Aliança Francesa de Belém celebram convênio para oferecer descontos a alunos, professores e técnicos

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017

19 10 2017 convenio alianca francesa Foto Alexandre Yuri 06 746x423

Um convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Aliança Francesa de Belém proporciona que alunos, técnicos e docentes da Universidade tenham descontos nos cursos de Francês oferecidos pela Aliança Francesa. O convênio foi celebrado no último dia 19 de outubro. O desconto valerá para as turmas regulares e varia de acordo com o horário de aula escolhido e a categoria do aluno.  Para receber o benefício, é necessário apenas que o interessado comprove seu vínculo com a UFPA.

O convênio foi assinado pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e pelo presidente do Comitê da Aliança Francesa de Belém, Mauricio Figueiredo Massulo Aguiar. O ato contou com as presenças do vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva; do pró-reitor de Relações Internacionais, professor Horacio Schneider; do pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior; do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa; da pró-reitora de Planejamento, Raquel Trindade Borges; e da diretora-executiva da Aliança Francesa de Belém, Maiwenn Le Nedelec.

19 10 2017 convenio alianca francesa Foto Alexandre Yuri 03 373x212Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o acordo é muito bom para todos. “Estamos felizes com este acordo que vai, de um modo objetivo, facilitar o acesso dos nossos alunos, técnicos e docentes ao curso de língua francesa, criando mais uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional”, pontuou. A parceria faz parte de um acordo amplo que envolve, além do ensino do idioma, uma grande troca cultural. “A UFPA é a única universidade com a qual já temos colaborações artísticas e culturais, além das trocas de experiências com o departamento de línguas estrangeiras. Então, este convênio vem para estreitar, ainda mais, os laços que já existem entre a Aliança e a UFPA”, completou a diretora-executiva da Aliança Francesa, Maiwenn Le Nedelec.

Cooperação Internacional – Um dos objetivos da parceria é que, com essa facilidade maior para o aprendizado do francês, seja rompida uma barreira para o crescimento da política de Cooperação Internacional praticada na Universidade.  “Em todos os programas de mobilidade o grande problema é o idioma. Então a Aliança Francesa será a ferramenta por meio da qual nós poderemos incrementar a nossa política de cooperação internacional”, explicou o pró-reitor de Relações Internacionais, professor Horacio Schneider.

“O acesso dos nossos alunos a cursos de língua francesa vem para contribuir com o  esforço da Universidade Federal do Pará em promover a internacionalização e estimular o intercâmbio de alunos e docentes com alunos e docentes de outros países. Está dentro da nossa política colocar o nosso aluno em contato com outras culturas e, para isso, faz-se necessário o domínio de uma língua estrangeira”, finaliza Emmanuel Tourinho.

19 10 2017 convenio alianca francesa Foto Alexandre Yuri 04 373x212Descontos – Docentes, discentes da graduação e técnicos terão desconto de 30%, para as turmas com aulas de segunda a sexta-feira, pela manhã. Para aqueles que optarem pelas turmas com aulas nos turno da tarde ou da noite da sexta-feira, ou em qualquer horário no sábado, o desconto será de 25%. No caso dos alunos de Mestrado e Doutorado, o desconto será de 40%, para cursos de segunda a sexta, pela manhã; e de 35% para as turmas da sexta-feira à tarde ou à noite, e sábado, em qualquer horário. Está previsto, ainda, a possibilidade de bolsas integrais no primeiro ano de curso para cinco discentes que serão selecionados.

A Aliança – A Aliança Francesa é um movimento internacional criado em 21 de julho de 1883 por personalidades, entre as quais Louis Pasteur e Jules Verne, com o objetivo de difundir a língua e a cultura francesas fora da França. Por meio do ensino de francês como língua estrangeira, da organização de atividades culturais francófonas e da realização de intercâmbio, a Aliança Francesa busca favorecer uma compreensão melhor entre povos e culturas. Sua rede compreende centros para recepção de alunos estrangeiros na França, além de mais de mil estabelecimentos instalados em mais de 130 países.

No Brasil, a Aliança oferece o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Fundada em 1885, no Rio de Janeiro, a rede brasileira conta com cerca de cinquenta centros distribuídos por praticamente todo o país. Em Belém, a associação foi aberta em 1969, com cursos de francês para todas as idades, níveis e objetivos, valendo-se de recursos técnicos avançados e estrutura moderna.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Yuri

 

Prédio da Reitoria - 3° andar Rua Augusto Corrêa - Guamá 66075-110 Belém, PA, Brasil Tel.: (91) 3201-7211 - prointer@ufpa.br