Página inicial > Últimas Notícias > PROINTER lança edital para Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica – PUMA

• Publicado: Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 10h09
  • Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 17h05

INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) vem a público lançar o edital de seleção de um estudante de graduação, além de um suplente, no âmbito do Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica – PUMA 2022-2, promovido pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) das Américas e pela Conferência Regional de Reitores de Universidades Latino-americanas (CRULA) membros da AUF.

A mobilidade:

A mobilidade ocorrerá no segundo semestre de 2022, de acordo com o calendário acadêmico da universidade anfitriã e o estudante poderá realizar a mobilidade no exterior pelo período de 90 a 180 dias. Poderão concorrer à vaga todo(as) os(as) estudantes de graduação de qualquer campus da UFPA.

O(a) candidato(a) deverá indicar 3 opções entre as 12 Universidades estrangeiras parceiras e realizará a mobilidade em uma delas, de acordo com definição da Comissão CRULA, responsável pelo programa PUMA, e das Universidades anfitriãs.

O processo de seleção:

O processo de seleção se dará em duas etapas. A primeira será no âmbito da UFPA, a qual selecionará e indicará um(a) candidato(a) e um(a) suplente. A segunda etapa corresponderá à Comissão CRULA e à Universidade de destino.

Não caberá à PROINTER, em nenhum aspecto, a definição final sobre a escolha da Universidade dentre as opções do(a) candidato(a) e tampouco o aceite (ou não) da Universidade escolhida.

Itens financiáveis:

A UFPA se compromete a arcar com as passagens de ida e volta do (a) estudante selecionado(a).

A Universidade de destino se compromete a arcar com alimentação e hospedagem do(a) discente durante o período de mobilidade.

O(a) participante estará isento(a) do pagamento de taxas de matrícula e mensalidades na Universidade de destino.

Inscrições:

Os(as) candidatos(as) deverão ler atentamente o edital e realizar as inscrições após certificarem-se de que possuem os requisitos descritos no mesmo, até o dia 11/02/2022  17/02/2022.

Para finalizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá reunir os documentos solicitados no edital e fazer o upload deles em um único arquivo, em formato “pdf” (identificado com Programa PUMA - Nome do(a) candidato(a)), no formulário disponibilizado em:  https://forms.gle/gv4N88Z1tvADKRFZ7

O arquivo em formato “pdf” deverá conter os seguintes documentos, na seguinte ordem:

1. Ficha de Inscrição (ANEXO I);
  2. Histórico acadêmico;
  3. Atestado de matrícula;
  4. Curriculum Lattes atualizado;
  5. Carta de intenção (conforme informações no ANEXO III);
  6. Carta de recomendação;
  7. 3 opções de Planos de Estudo (ANEXO V, item 1);
  8. Termo de concordância do Coordenador do curso (ANEXO V, item 2);
  9. Formulário de autorização de participação (ANEXO V, item 3);
  10. Certificado ou equivalente de proficiência A2 em francês, ou superior;
  11. Certificado de vacinação contra COVID-19; e
  12. Certificado ou equivalente de proficiência B2, ou superior, no idioma da Universidade de destino selecionada.

Baixe o edital aqui