Página inicial > Oportunidades > Candidatura IPB: 2.º semestre 2021/2022

Candidatura IPB: 2.º semestre 2021/2022

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 18h42

Estão abertas as candidaturas para um período de mobilidade acadêmica de fevereiro de 2022 a julho de 2022.

Ano letivo de 2021/2022 em Portugal:

1º Semestre: de 27/09/2021 a 19/02/2022
2º Semestre: de 21/02/2022 a 09/07/2022
Pausas letivas: de 20/12/2021 a 01/01/2022 (Natal) e de 11/04 a 18/04/2022 (Páscoa).

N.º vagas: Não há limites de vagas

Data do envio da candidatura: 15/11/2021. O IPB não aceita os documentos enviados diretamente pelos alunos. Não é necessário enviar documentação por correio convencional. Para realizar a candidatura, o candidato deverá enviar por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no setor de Mobilidade Acadêmica da PROINTER, 1 arquivo PDF contendo os documentos na seguinte ordem: formulário de inscrição, passaporte, comprovante de matrícula, histórico acadêmico e contrato de estudos.

Documentos necessários:
- Preencher o formulário online: https://forms.gle/ybhJFja43ytZf3EA6

- Passaporte (é obrigatório que o candidato tenha o passaporte na fase de candidatura, a fim de evitar atraso no pedido de visto ao receber a carta de aceite);

- Comprovante de matricula;

- Histórico Acadêmico atualizado;
- Contrato de estudos assinado e carimbado  pelo professor que apoia a mobilidade e assinado pelo candidato (ver preenchimento do Contrato de estudos aqui)

Baixe o Contrato de estudos aqui

Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854.
Atenção aos cursos de diferentes campi.

O preenchimento da tabela B do acordo de estudos é obrigatório.

Notas importantes para o preenchimento do acordo de estudos:

- Os alunos devem estar regularmente matriculados na instituição;

- Os alunos devem escolher matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campis, pois situam-se em duas cidades diferentes;

- Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses;

- Aceitamos alunos de intercâmbio de graduação/licenciatura e de mestrado;

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado.

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos nossos cursos de graduação de línguas, ofertados na escola superior de educação do IPB. Se os alunos de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;

- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre (09/07/2022).

- O IPB informa que não serão enviados os conteúdos programáticos das matérias (vocês denominam de ementas). Os conteúdos programáticos de cada matéria (ementa de cada matéria) está disponível online, no seguinte link: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/licenciaturas ao entrarem em cada curso, podem verificar a lista das matérias no final da página web e ao entrarem em cada matéria é gerado automaticamente o conteúdo programático (ementa). Caso vocês precisem mesmo das ementas assinadas e carimbadas pelo IPB, deve avisar e solicitar aos vossos alunos de intercâmbio (depois de chegarem ao IPB e de definirem o acordo de estudos final) que solicitem as ementas carimbadas junto dos serviços académicos do IPB, contudo cada ementa tem um custo de 5,00 euros, valor igual para todos os alunos no IPB, sejam portugueses e internacionais.

Benefícios:
Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e a UFPA, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB.

ImportanteEsta oportunidade de intercâmbio não prevê bolsa de estudo.

O candidato necessita ter meios financeiros suficientes para se manter em Bragança. Fica a cargo do candidato toda e qualquer despesa:

- Seguros de viagem e de saúde (PB4),

- Passagens de ida e volta para a viagem,

- Transporte e deslocamentos,

- Alimentação (2,50 euros por refeição no refeitório do IPB),

- Alojamento (posteriormente o Escritório de Relações Internacionais do IPB dará mais informações para que os alunos reservem alojamento em Bragança/ Mirandela),

-  Material escolar, entre outras despesas.