Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do recrutamento para a edição de inverno do programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Social

• Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 13h08
  • Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 13h17

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil inicia o processo de indicações de candidatos para a chamada de Inverno 2022 do Studies of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders on Social Entrepreneurship. O Programa híbrido consistirá de um componente virtual de três semanas em janeiro e fevereiro de 2022, oferecendo atividades síncronas e assíncronas, e um componente presencial de duas semanas agendado provisoriamente para a primavera de 2022, dependendo das condições de saúde, segurança e viagens relacionadas à pandemia de COVID - 19. As datas exatas de ambos os componentes serão comunicadas no momento da seleção em novembro. O programa será conduzido em inglês. Ambos os componentes serão conduzidos e hospedados pelo Instituto de Treinamento e Desenvolvimento (ITD) em Amherst, Massachusetts.

Maiores informações sobre o programa, aqui.

O Recrutamento

A UFPA, assim como outras sete Instituições Ensino Superior (IES), indicará 03 (três) candidatos para a edição de inverno do programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Social Entrepreneurship - SUSI à Embaixada e Consulados dos EUA, os quais selecionarão os melhores candidatos de todas as Instituições participantes e repassarão ao Departamento de Estado em Washington,  que por sua vez selecionará os cinco finalistas que participarão do programa.

Para todo o país, serão selecionadas cinco (05) candidaturas titulares, além de duas indicações para cadastro de reserva. Cada IES deverá indicar três estudantes para concorrer a uma vaga no Programa SUSI e a escolha final (a partir de entrevistas e avaliação documental) será feita pelo Departamento de Estado em Washington, até o dia 14 de outubro de 2021.

Descrição do Programa

Os Studies of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders on Social Entrepreneurship são programas acadêmicos intensivos de curto prazo cujo objetivo é fornecer a grupos de líderes estudantis de graduação uma compreensão mais profunda dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, aprimorar suas habilidades de liderança. Devido à pandemia COVID-19 em andamento, os institutos converteram o programa em um formato híbrido com componentes virtuais e presenciais. Cada instituto incluirá uma residência acadêmica virtual e uma experiência presencial integrada de aproximadamente duas semanas na instituição anfitriã nos Estados Unidos. O componente dos EUA será organizado levando em consideração todas as diretrizes de segurança necessárias emitidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e autoridades estaduais, locais e do campus.

O programa proporcionará aos participantes uma visão geral de como as habilidades empreendedoras podem abordar as questões sociais. O Instituto analisará o desenvolvimento, a história, os desafios e os sucessos de empresas sociais e líderes comunitários, nos Estados Unidos e em todo o mundo. O programa dará aos participantes uma base de como empregar habilidades empreendedoras para lidar com questões sociais. O Instituto abordará temas como desenvolvimento organizacional e gestão, ética nos negócios, negociações, mercados emergentes e análise de risco, microfinanças, responsabilidade social corporativa, planejamento estratégico de negócios e inovação, e mulheres e minorias no empreendedorismo. Os participantes também serão desafiados a criar projetos comunitários de acompanhamento para implementar em suas comunidades de origem após o retorno.

Inscrições na UFPA

Acesse o edital aqui.

Período: 27/09/2021 a 07/10/2021

Para a primeira fase do recrutamento, que se dará na UFPA, as inscrições devem ser feitas pelo envio da documentação solicitada pela Embaixada( salvas em um único documento pdf.) por meio do formulário eletrônico disponibilizado aqui.

O arquivo pdf. deverá conter os seguintes documentos, na seguinte ordem:

1)Application Form - WinterSUSI 2022;

2)Histórico escolar recente do(a) candidato(a);

3)Curriculum Vitae;

4)Carta de recomendação em inglês de um professor ou supervisor que possa atestar em relação ao interesse do candidato acerca do tema de Empreendedorismo Social e fluência em inglês.

5)Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, ou outro que possua);

6)Breve essay que responda às perguntas listadas na última página do Formulário de Inscrição (Application Form - WinterSUSI 2022 - página 4, letra R)