Inscrições abertas para cursos do Programa de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes

• Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 11h20

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para os cursos do Programa de Mobilidade Virtual Internacional. Denominado “Destino Brasil”, o programa é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), por meio do Colégio de Gestores de Relações Internacionais (CGrifes). Nesta edição, oferta cursos de curta duração, de 12 áreas de conhecimento, organizados por 42 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. A UFPA participa do programa ofertando quatro cursos nas áreas de Administração, Economia e Negócios; Biologia, Química e Física; Ciências Sociais, Política e Antropologia; e Engenharia.

O público prioritário do programa são os membros das comunidades acadêmicas das instituições estrangeiras parceiras das universidades brasileiras, porém também podem se inscrever, no limite de 30% das vagas, estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes e técnicos administrativos que tenham vínculo comprovado com uma das IFES brasileiras.

As inscrições são feitas por meio de formulário on-line disponibilizado para cada curso no Catálogo de Cursos do Programa Destino Brasil. A inscrição e os cursos são gratuitos. Não haverá processo de seleção, o preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.

Os cursos têm duração, carga horária e número de vagas variados e serão ofertados entre os meses de julho e agosto de 2021. A maioria dos cursos será ministrada em Inglês, Espanhol ou Francês. O detalhamento sobre cada curso pode ser consultado no Catálogo de Cursos.

Os cursos que a UFPA está ofertando são: 1) Brazil and Global Connections: Development and Environment in the Brazilian Amazon; 2) Fermented Food from Amazon Microbiota and Process; 3) Waterway accessibility in Brazilian Amazon Cities; 4) Formation économique et sociale de l’Amazonie brésilienne.

Para o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, esta é uma oportunidade de colocar em prática uma ideia que já existia desde antes da pandemia, de promover intercâmbios científicos e culturais entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros: “Com a incorporação de ferramentas digitais ao ensino regular, que culminou no chamado ensino remoto, consideramos que a comunidade acadêmica está pronta a se beneficiar dessas oportunidades, que estão apenas iniciando com o Programa Destino Brasil. Nosso plano é elaborar, em futuro próximo, com apoio da administração superior, um programa de oferta regular da própria Instituição, sistemático e definido com base em nossas potencialidades, mantidos os mesmos objetivos de ampliação da internacionalização na Instituição.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, ”O Programa Destino Brasil é mais um esforço conjunto das universidades federais para promover uma formação ampla e diversificada aos estudantes de graduação e pós-graduação. Além disso, possibilita às instituições novos espaços de interação com parceiros internacionais”.

Serviço:

Programa de Mobilidade Virtual Internacional - Destino Brasil

Período de inscrições: 1° a 30 de junho de 2021

Consulte os formulários de inscrição e as ofertas disponíveis no Catálogo de Cursos do Programa Destino Brasil.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação Andifes