I Web Colóquio Estudos Africanos: o Dia da África

• Publicado: Segunda, 24 de Mai de 2021, 12h03

O I Web Colóquio Estudos Africanos: Dia da África, tem por objetivo central promover a divulgação de conhecimentos sobre África, revelando um verdadeiro mosaico das densas e complexas experiências históricas que caracterizam o continente.

As reflexões atuais em torno da história das sociedades africanas se inserem nas discussões contemporâneas, onde se robustece a tendência à substituição da narrativa de uma história homogênea por outra que destaque as diferenças, destacando o dinamismo cultural e as particularidades históricas e sociais de cada uma das nações.

Para cumprir esses objetivos, o evento propõe-se, por meio de mesas-redondas, palestras e atividades artísticas, criar um espaço de interlocução entre diferentes instituições de ensino e pesquisa interessadas nos estudos da África e de suas diásporas. Espera-se ainda, que a divulgação e o acesso aos trabalhos históricos e artísticos, produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, possam despertar o interesse pela produção de novos estudos da temática no Brasil e colaborar para a aplicação das Leis 10.639 e 11.645/08 que estipulam o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileira e indígena em nossas escolas.

Será um evento exclusivamente à distância/online, através da Plataforma Zoom, e contará com o apoio das seguintes instituições/projetos: Minicursos de Extensão Diálogos sobre a História da África – UNIFESP; Programa de Pós-Graduação em História da UFAM; Grupo de Pesquisa  GEAFROS da UFAM; FAARTES Faculdade de Artes da UFAM; Grupo de Pesquisa Africanas da Escola de Música da UFRJ; Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira e Indígena/EAUFPA e a Casa de Estudos Brasil-África, da UFPA.

Data e hora: 25 de maio de 2021, a partir das 9h30 (horário de Brasília)

Local: Plataforma Digital Zoom

Inscrições: 18 a 24 de maio no link: https://forms.gle/kni5D7nZoyuHpMjQ8

Organizadores:

Keith V. de O. Barbosa (UFAM)

Sérgio Andrés (UFAM)

Antônia Maria Rodrigues Brioso (Esc. Aplicação/UFPA)

Dionísio Lázaro Poey Baró (CBA/UFPA)

Patrícia Teixeira Santos (UNIFESP)

Luiz Henrique Passador (UNIFESP)

25 de Maio (2ª feira) - Manhã

8h30(Manaus) / 9h30 (Brasília) – Abertura

Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa (Pró-Reitor de Relações Internacionais/UFPA)

8h30 (Manaus)/ 9h30 (Brasília) – Conferência de abertura

Tema: Um novo mundo possível? Uma discussão para toda a humanidade.

Convidado: Cônsul Honorário do Sudão. Mohamed Zoghbi

Coordenadora: Profa. Dra. Lúcia Helena Oliveira Silva (UNESP)

09h30 (Manaus)/ 10h30 (Brasília) – Conferência

Tema: Uma reflexão sobre a independência de Moçambique.

Convidado: Prof. Dr. Ercílio Langa (UNILAB)

Coordenador: Prof. Dr. Dionisio Baró (UFPA)

10h30 (Manaus)/ 11h30 (Brasília) – Tecelagem de Panos da Costa.

Convidada: Iraildes Asipá ( Iraildes Maria Santos) Mestra na tecelagem de Panos da Costa, Neta de Mestre Didi Asipá,  Bisneta de Mãe Senhora - Oxum Muwiá

Coordenador: Prof. Dr. Nelson Inocêncio (UnB)

25 de Maio (2ª feira) - Tarde

14h (Manaus)/ 15h (Brasília)– Mesa Redonda 1

Tema: Africanias: a presença africana na canção de concerto brasileira

Convidados: Profa. Dra. Andrea Adour (UFRJ) e Prof. Dr. João Gustavo Kienen (UFAM)

Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Andres (UFAM)

15h30 (Manaus)/ 16h30 (Brasília) – Mesa Redonda 2

Tema: Experiências de Ensino de História da África na UFPA: da educação básica à superior.

Convidados: Profa. Ma. Antônia Maria Rodrigues Brioso (UFPA) e Prof. Dr. Dionísio Lázaro Poey Baró (UFPA)

Coordenação: Prof. Dr. Daniel Souza Barroso (UFPA)

16h30 (Manaus)/ 17h30 (Brasília)– Lançamento de livro:

BRIOSO, Antônia Maria Rodrigues. Cartografia da educação Étnico-racial na educação básica: Uma experiência de ensino antirracista. UFPA: Editora Paka Tatu, 2020.

17h30 (Manaus)/ 18h30 (Brasília)– Lançamento de livro:

SANTOS, Patrícia Teixeira; KUMAR, Suresh. Faith, War and Slavery. A history of the colonial conquest of Sudan (1881-1898). Departament of African Studies, University of Delhi. 2021.

Coordenação: Profa. Dra. Keith Barbosa (UFAM)

18h (Manaus)/ 19h (Brasília)– Conferência de encerramento

Tema: Democracia e Direito: experiências e desafios entre a África e o Brasil

Convidado: Prof. Dr. Alex Magalhães (IPPUR – UFRJ)