Página inicial > Últimas Notícias > Seminário África em nós: conhecendo o Benin

Seminário África em nós: conhecendo o Benin

• Publicado: Segunda, 24 de Mai de 2021, 10h02
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 10h02

Benin, país da África Ocidental, sede de vários reinos e impérios ao longo da história, tem um vínculo especial com nosso país. De seu território chegaram milhares de homens e mulheres que contribuíram à formação material e espiritual da América Latina, e especialmente do Brasil. Os escravizados trouxeram suas religiões, formas de pensar, costumes, culinária, vestimentas... que de diversas maneiras estão presentes na cultura brasileira. Curiosamente, muitos africanos e descendentes que após ficarem livres puderam retornar ao continente africano, levaram para o Benin elementos da cultura brasileira que cultivam até os dias atuais.

A Casa de Estudos Brasil-África, vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais- Prointer, da UFPA, deseja comemorar o Mês da África em companhia dos alunos beninenses da Associação de Estudantes Estrangeiros e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, pertencente à Pós-graduação do ICED.  Para aproximar-nos ao Benin realizaremos duas Mesas Redondas. Na primeira abordaremos aspectos das lutas africanas e do Benin pela independência e a soberania e, na segunda, conheceremos a visão dos estudantes beninenses da UFPA sobre suas experiências no Brasil. Finalmente aprenderemos sobre a culinária e as vestimentas do povo de Benin e os seus significados.

Data e hora: O evento acontecerá no dia 26 de maio de 2021, das 9h às12h, transmitido pela plataforma Google Meet. Será outorgado aos inscritos certificado de participação.

Inscrições: Até o dia 25 de maio, contendo nome completo e e-mail para recebimento do certificado, mediante envio de solicitação de inscrição Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Programação:
9h - 9h20:      Abertura: Profa. Dra. Zélia Amador de Deus (CBA)
9h20 – 10h:   Mesa Redonda 1: “Lutas pela independência e a soberania”.
Expositores:   Prof. Dr. Dionisio Baró (CBA) e Prof. Dr. Raimundo Jorge (CBA)
10h – 10h40:  Mesa Redonda 2: “As relações África- Brasil: similitudes e diferenças”
Expositores:   Expedit Lodeou, Moise Ieance Sagbohane Ricardo Peres Sogbe.
10h40 - 12h:   A culinária e a moda beninense.
Expositor:       Mestrando Israël Hounsou"