Fulbright lança rede de cooperação internacional com cinco universidades Brasileiras

• Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 10h09

A iniciativa Fulbright Interdisciplinary Network (FNI) promove os estudos dos Estados Unidos no Brasil.

Comissão Fulbright Brasil, no intuito de promover os estudos sobre os Estados Unidos no Brasil, apresenta a Fulbright Interdisciplinary Network (FIN) em parceria com cinco universidades brasileiras e apoio da Embaixada dos EUA. A iniciativa inclui intercâmbio nas instituições participantes. O lançamento oficial da rede de cooperação será marcado por evento online gratuito além da publicação do primeiro episódio do FINcast, podcast da com contribuições de professores e pesquisadores da rede interdisciplinar.

A FIN busca aproximar as comunidades acadêmicas e, de forma mais ampla, as sociedades no Brasil e nos EUA por meio da produção e promoção de debates e trocas através de  eventos, conferências e publicações acadêmicas. Além da Fulbright Brasil e da Embaixada dos EUA, a iniciativa conta também com a participação da Universidade de Brasília (UnB),  a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As instituições participantes integram também o  Fulbright Distinguished Scholar Awards Interdisciplinary Network, que concederá bolsas a renomados professores e pesquisadores norte-americanos para participar das atividades da FIN no Brasil.

Inicialmente, e ao longo de três anos, a iniciativa possibilitará a vinda de quinze pesquisadores norte-americanos ao Brasil para atuar em suas áreas que incluem estudos raciais, ciência política, relações internacionais, sustentabilidade, linguagem e identidade. “Com esta primeira ação, parte de outras tantas que estamos planejando para a FIN, queremos trazer para o país os melhores e mais atuantes pesquisadores norte-americanos dessas áreas e com isso qualificar ainda mais o conhecimento e o debate sobre os EUA no meio acadêmico e na sociedade brasileiras”, afirma Luiz Valcov Loureiro, diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil.

Para marcar o início dos trabalhos da FIN, na terça-feira, 20 de abril, às 18:00, no canal de YouTube da Comissão Fulbright no YouTube, o Prof. Dr. Juliano Cortinhas, do Instituto de Relações Internacionais da UnB, abre os trabalhos da FIN com a aula magna “2021: o que mudou desde a concepção do governo dos EUA?”. O evento é gratuito e o público poderá participar e interagir com o professor enviando dúvidas. Já o FINcast, podcast desenvolvido pela rede de cooperação, está disponível nos principais agregadores como Spotify, Apple Podcasts e outros. Nos dois primeiros episódios, Luis Pedroso e Juliano Cortinhas discutem a concepção do governo e a construção da política dos EUA.

A programação completa dos eventos de lançamento da Fulbright Interdisciplinary Network pode ser acessada no site www.finetwork.com.br.

Sobre a Comissão Fulbright:

A Comissão Fulbright, desde 1957, já beneficiou mais de 3.500 brasileiros. No mundo, já foram concedidas em 75 anos pelo programa Fulbright mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.