PEC-G: Programa de Estudante Convênio de Graduação

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 14h14

PEC-G: Programa de Estudante Convênio de Graduação

O Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) foi criado oficialmente em 1965 pelo Protocolo nº 55.613 e é regido, atualmente, pelo Decreto nº 7.948. Esse Programa tem o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras a estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico.
O PEC-G é administrado conjuntamente  pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC)  e pela Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores (DTED/MRE), em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.

Breve histórico

Instituído pelo Decreto nº 7.948, de 12 de março de 2013, o Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), da competência da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, no âmbito da Coordenação Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/DIFES/SESu/MEC), oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Principal meta: Formar profissionais de nível superior que devem retornar aos seus países para se tornarem agentes de transformação social e promoção do desenvolvimento socioeconômico.
A Universidade Federal do Pará aderiu ao PEC-G na década de 70. E desde então vem recebendo estudantes anualmente, tendo já contribuído com a formação superior de centenas de estudantes, vários dos quais retornaram aos seus países de origem assumindo posições de destaque.

Países participantes

Atualmente, são 69 os países participantes do PEC-G, sendo 29 da África, 25 da América Latina e Caribe, 9 países da Ásia e 6 países da Europa.

Oferta de Vagas

Anualmente as instituições de ensino superior participantes do PEC-G ofertam vagas em seus cursos de graduação, de acordo com suas possibilidades e desejo de acolhimento. Inicialmente os candidatos chegam à UFPA para estudar língua portuguesa por cerca de 7 a 8 meses, em turma especial, ofertada pelo Instituto de Letras & Comunicação, por meio da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM),coordenado pela Professora Hellen Margareth Pompeu de Sales (contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Após esse período, os estudantes se submetem a uma prova de proficiência em Língua Portuguesa, o CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). O CELPE-BRAS é o certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). É aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Trata-se do único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente no Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições diversas como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em alguns programas de pós-graduação.
Portanto, o estudante aprovado no CELPE-BRAS recebe sua vaga para cursar a graduação em instituição de ensino superior brasileira.
É importante observar que os custos de viagem e de manutenção no Brasil são por conta dos estudantes.

Associação de Estudantes Estrangeiros (AEE) na Universidade Federal do Pará

Na Universidade Federal do Pará, há uma Associação de Estudantes Estrangeiros (AEE) estabelecida em outubro de 2017. A sede dessa organização está localizada no Pavilhão da Inclusão, no Campus Básico da UFPA. Ali os estudantes buscam auxílio com seus colegas e representantes para resolver problemas do cotidiano, questões relacionadas a matrículas, saúde e outras necessidades, além de encontrar amigos e também lazer.