PEC-PG: Programa de Estudante Convênio Pós-Graduação

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h57

PEC-PG: Programa de Estudante Convênio Pós-Graduação

O PEC-PG foi criado com o objetivo de possibilitar a cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, a realização de estudos de pós-graduação no Brasil, contribuindo, assim, para a formação de recursos humanos, nos moldes do PEC-G. É um programa de concessão de bolsas de doutorado pleno em IES brasileiras (públicas e privadas) para o ensino superior dos países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

A execução PEC-PG reúne três instâncias do governo federal — a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação; o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e o Ministério das Relações Exteriores.

BREVE HISTÓRICO

O Programa PEC-PG foi criado oficialmente em 1981 e oferece bolsas de estudo para estudantes de países em desenvolvimento, para formação em cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Este primeiro protocolo foi atualizado em 2006. Atualmente, são 60 os países participantes no PEC-G, sendo 26 da África, 25 das Américas e 9 da Ásia. Desde os anos 2000, houve mais de 3.000 selecionados. Ao longo dos últimos vinte anos, foram selecionados mais de 3.000 estudantes de pós-graduação.

Principal meta: Formar profissionais qualificados a nível de pós-graduação para que estes possam contribuir para o desenvolvimento de seus países.

A Universidade Federal do Pará aderiu ao PEC-PG na década de 80. E desde então vem recebendo estudantes anualmente, tendo contribuído com a qualificação de centenas destes profissionais.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

• Bolsa de estudo mensal de R$ 2,2 mil, com duração total de 48 meses (no caso de doutorado) e R$ 1,5 mil, com duração de 24 meses (mestrado), caso seja aprovado/a na seleção;
  • Isenção do pagamento de mensalidades e demais taxas escolares;
  • Assistência médica, odontológica e farmacêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Auxílio-deslocamento para vinda ao Brasil e passagem de retorno ao fim da pós-graduação.

OFERTA DE VAGAS

Desde 2010, o processo de inscrição ao PEC-PG é feito completamente online, pelas páginas eletrônicas da Capes (para candidatos a bolsa de doutorado) e do CNPq (para candidatos a bolsa de mestrado).

Para concorrer, o estudante estrangeiro deve, entre outros requisitos, ter curso de graduação ou de mestrado completo; comprovar domínio da língua portuguesa por meio do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras); não ter outro doutorado; e ser aceito por instituição brasileira que emita diploma de validade nacional em curso de doutorado, recomendado ou reconhecido pela Capes. Caso seja proveniente de país no qual não se aplica o Celpe-Bras, é necessário comprovar proficiência por meio de declaração do coordenador do curso de pós-graduação stricto sensu pretendido no Brasil.

Mais detalhes: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PG/candidatura.php