PROGRAMA IBERO-AMERICANAS SANTANDER

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h51

PROGRAMA IBERO-AMERICANAS SANTANDER

É um programa acadêmico cujo objetivo é promover a mobilidade internacional de um semestre para estudantes brasileiros de graduação em renomadas universidades ibero-americanas conveniadas ao Programa Santander e à UFPA, possibilitando novas experiências e contato com diferentes culturas estrangeiras. O programa investe em estudantes de universidades de todo o Brasil para vivenciarem uma experiência internacional de até um semestre em um dos nove países da Ibero-América em que o Santander está presente: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal.

BREVE HISTÓRICO

A primeira edição do programa de bolsas de estudos Ibero-Americanas do Santander Universidades teve suas inscrições abertas em 2011 para universitários de 49 instituições brasileiras. No início, foi previsto que o programa teria a duração de 5 anos (2011 a 2015). Entretanto, o programa Ibero-americanas já teve dez edições ao todo, sendo a mais recente a de 2020. A Universidade Federal do Pará faz parte do programa desde 2011, tendo enviando um total de 71 estudantes selecionados dos mais variados cursos de graduação como Engenharia Civil, Odontologia, Biomedicina, Comunicação Social - Jornalismo, Letras - Francês, Geografia, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Cinema e Audiovisual, Letras – Inglês, Artes Visuais, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia da Computação, Ciências Econômicas, Pedagogia, Serviço Social, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Turismo, Farmácia, Administração, Educação Física e dos mais diversos campi como Bragança, Ananindeua, Castanhal e Belém.

BENEFÍCIOS

O programa oferta um determinado número de bolsas de estudo para cada IES, por edição anual, sempre no valor de €3.000 (três mil euros), cuja cotação do valor de venda do Euro publicada pelo Banco Central do Brasil é sempre equivalente à data de lançamento do programa e não haverá ajuste deste valor em função de eventual alteração cambial. A edição do ano de 2020 ofereceu também um curso on-line sobre Experiência Internacional, no qual os cinco estudantes com melhor desempenho no Brasil, foram beneficiados com as bolsas de intercâmbio.

OFERTA DE BOLSA

A cota de bolsas de cada IES é determinada pelo Santander e as próprias IES selecionam os alunos, seguindo editais próprios. A divulgação das vagas é realizada pela Universidade Parceira e pelo Santander Universidades (inscrição no Portal SU). A IES brasileira deve ter convênio bilateral firmado com a IES de destino. Para concorrerem, os alunos devem ser maiores de 18 anos e estarem regularmente matriculados nas Universidades parceiras, sem poderem estar com a matrícula trancada. Devem também ser brasileiros ou naturalizados, residentes e domiciliados em território nacional e que não tenha participado de nenhum outro programa de mobilidade internacional promovido pelo SANTANDER. Para se inscreverem é necessário que os estudantes tenham coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,0 (oito), tendo integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso. Devem estar cursando a partir do 3° ano (ou 5° semestre) e até o penúltimo ano do curso.

A seleção dos candidatos é realizada por meio de um edital específico da UFPA e uma comissão de Consultores Ad hoc designada pela PROINTER para a realização de seleção dos bolsistas.