PROGRAMA CAPES/BRAFITEC

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h48

PROGRAMA CAPES/BRAFITEC

O Programa destina-se exclusivamente à modalidade graduação-sanduíche com a concessão de bolsas para graduandos em todas as especialidades de Engenharia e prevê a mobilidade bilateral também para docentes das equipes do Brasil e da França. O BRAFITEC objetiva fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Possui edições anuais para seleção de propostas, lançadas por editais Capes/Brafitec. A proposta pode envolver até três IES em cada país e deve conter um plano de trabalho conjunto entre as universidades brasileiras e as francesas e um planejamento de atividades para dois anos, podendo ter sua duração prorrogada por mais dois anos. A IES onde atua o coordenador do projeto BRAFITEC deve ter um Programa de Pós-graduação na área com conceito CAPES 4 ou maior que 4, ao qual esse professor também está vinculado.

BREVE HISTÓRICO

As bases do Brafitec foram alicerçadas entre os anos de 1997 e 2001, com o lançamento do Programa de Formação Integrada nas Escolas Francesas de Engenharia de Alunos-Engenheiros Brasileiros. O programa foi demandado pelo governo brasileiro, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e organizado na França pela Conférence des Directeurs des Écoles Française d’Ingénieurs (CDEFI). Em sua 1ª fase, previa receber, em formação na França, três edições sucessivas (1999, 2000, 2001) de 100 alunos engenheiros e criar laços entre universidades brasileiras e escolas francesas de engenharia. Em 2002, a cooperação bilateral entrou na 2ª fase, mais estruturada, com um novo formato, baseado nos projetos estabelecidos em parceria entre as instituições francesas e brasileiras (Convênio assinado entre a CAPES e a CDEFI em 25 de abril de 2002). Atualmente, existem cerca de 75 Projetos Brafitec em funcionamento no Brasil. Na UFPA, dois projetos estão vigentes, um deles mais longevo (desde 2002) envolvendo as Faculdade de Engenharia Mecânica, Computação e Telecomunicações e Engenharia Elétrica e um mais recente na Faculdade de Engenharia Elétrica (aprovado em 2019) envolvendo também a Faculdade de Computação e Telecomunicações.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Os benefícios são bolsa (870,00 euros mensais); adicional localidade (400,00 euros mensais), apenas para instituições localizadas em Paris; auxílio instalação (1.300,00 euros); seguro saúde (90,00 euros mensais); e deslocamento, ou seja, passagem aérea de ida e volta.

OFERTA DE BOLSAS

As bolsas são concedidas por meio de editais anuais específicos, elaborados pelas coordenações institucionais dos projetos Brafitec e divulgados amplamente pela PROINTER.

Os requisitos para alunos participarem do Brafitec são estipulados pelo programa em nível nacional e pela IES a qual o aluno pertence. Do lado brasileiro, os editais exigem que o candidato esteja regularmente matriculado em um curso de engenharia das IES parceiras; ter resultado do seu Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, com pontuação média igual ou superior a 600 pontos; ter cumprido, no mínimo, 40% dos créditos nas disciplinas da graduação e no máximo 80% no dia da sua inscrição; ter Coeficiente de Rendimento Escolar igual ou superior a 6,0; ter proficiência em língua francesa a ser comprovada com a obtenção do nível B1 no teste de proficiência DELF, DALF ou TCF-CAPES; não ter usufruído, anteriormente, de outra bolsa de graduação sanduíche no exterior.