Página inicial > Programas de Intercâmbio > PROGRAMA GCUB DE MOBILIDADE INTERNACIONAL - GCUB-MOB

PROGRAMA GCUB DE MOBILIDADE INTERNACIONAL - GCUB-MOB

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h22

PROGRAMA GCUB DE MOBILIDADE INTERNACIONAL - GCUB-MOB

O Programa GCUB de Mobilidade Internacional – GCUB-Mob é promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, com o apoio da Agence International de la Francophonie – AUF, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, a Comissão Nacional da UNESCO e o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Outros parceiros encontram-se em fase de adesão ao Programa.

BREVE HISTÓRICO

Lançado em 2022, o programa tem como objetivo, contribuir para o desenvolvimento de estudantes de alto nível acadêmico dos cinco continentes, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições congêneres de outros países.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

• Isenção de pagamento de taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades acadêmicas referentes ao curso para o qual tenha sido selecionado na universidade de destino;
  • Bolsas de estudo integrais (mestrado e doutorado) oferecidas pelas Universidades brasileiras, tomando como referência o valor pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);

Custos adicionais não cobertos pela a bolsa de estudos ofertada:

• Passagens aéreas de ida e volta ao país de origem;
  • Custo de processamento de visto;
  • Custo de processamento do CPF (Cadastro de Peso Físico);
  • Custo de processamento para o RNE E CRNM (Registro Nacional de Estrangeiros e Carteira de Registro Nacional Migratório);
  • Custo de emissão de diplomas, certificados e registros acadêmicos;
  • Seguro de saúde;
  • Livros e materiais de estudo;
  • Quaisquer custos de vida adicionais não descritos como benefícios do programa.

OFERTA DE VAGAS

Para candidatar-se a uma vaga no GCUB-MOB, o interessado deverá estar atento a divulgação do Edital anual do programa, no site do GCUB. No referido edital, constam a lista de programas de estudos oferecidos e das Universidades brasileiras participantes. O candidato deve selecionar três (3) programas de Mestrado ou de Doutorado (conforme o interesse). Cada um desses programas deve pertencer a diferentes universidades, localizadas em diferentes regiões brasileiras. No edital também constam os documentos de inscrição necessários para serem anexados e o Formulário de Inscrição do Bolsas Brasil a ser preenchido. Após o processo de inscrições, os documentos e o Formulário serão compartilhados com as universidades pré-escolhidas pelos candidatos. O resultado da lista de chamada, com o nome dos candidatos selecionados como bolsistas do Programa é publicado no site do GCUB.