Reunião Preparatória para viagem dos membros do Programa “Studienreisen DAAD UFPA-UFAM 2020”

• Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 14h05

A reunião ocorreu no dia 29 janeiro de 2020 no auditório da Faculdade de Estatística (ICEN). Estavam presentes o Prof. Dr. João Marcelo Brazão Protázio, coordenador do projeto, a diretora de Mobilidade Acadêmica Internacional, Profa. Maria Cristina Esposito (PROINTER) e os alunos de graduação da Faculdade de Estatística selecionados para compor a equipe de viagem. A equipe da UFAM, composta pelo Prof. Dr. Edjair de Souza Mota e os alunos selecionados da referida instituição também participaram da reunião, via Skype. A duração da viagem terá de 12 dias e a Universidade de Bremen,  o Instituto de Pesquisa Leibniz ZMT e o TU Dresden receberão a equipe do Brasil.

O programa “Studienreisen DAAD UFPA-UFAM 2020” é financiado pelo DAAD, serviços de intercâmbio alemão, e visa intensificar as relações Brasil-Alemanha, explorar as oportunidades de cooperação em campos de pesquisa relacionados as áreas de Matemática e Estatística, melhorar a mobilidade do aluno no que diz respeito ao intercâmbio de pesquisas, atrair alunos com potencial para os cursos de mestrado na Universidade de Bremen- UB e intercâmbio cultural.

Na reunião foram tratados todos os assuntos relativos à viagem, tais como cronograma, formas de transportes e deslocamentos, gastos financeiros, seguros-saúde, documentações, práticas e condutas no exterior e oportunidades a serem desfrutadas.

A viagem iniciará com a saída dos alunos do aeroporto de Belém no dia 04 de abril para o aeroporto de Cumbica em São Paulo/SP, aonde encontrarão a equipe da UFAM e todos viajarão juntos para Frankfurt, Alemanha.

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará- PROINTER, promove, apoia e incentiva atividades neste âmbito por oportunizar experiências aos docentes e discentes no exterior e ampliar e consolidar o processo de internacionalização da UFPA.

Texto e Foto: Belisa Mauro