Página inicial > Oportunidades > Projeto Erasmus+ KA107 - bolsa de estudo

Projeto Erasmus+ KA107 - bolsa de estudo

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 14h13

CHAMADA PARA CONCORRER À BOLSA DE ESTUDOS EM UNIVERSIDADE POLONESA PROJETO Erasmus+ KA107

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais torna pública a convocatória para candidatura no Consórcio Erasmus+ KA 107 voltada para estudantes de graduação que desejem realizar um período de estudos/investigação, de até cinco meses, na Silesian University of Technology (SUT), Polônia.

1.SUT (Silesian University of Technology) - A SUT é uma universidade localizada na província polonesa da Silésia, com a maioria de suas instalações na cidade de Gliwice. Foi fundada em 1945 por professores poloneses da Politécnica de Lwow.

CONSÓRCIO KA 107 – As universidades brasileiras que fazem parte deste consórcio são:

• Universidade Federal de Goiás
  • Universidade Federal do Maranhão
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade do Mato Grosso
  • Universidade de São Paulo

2.Bolsa de Estudos e Benefício: Há apenas a disponibilidade de 1 bolsa de estudos para o Brasil, que os candidatos da UFPA irão disputar com candidatos das outras IES do consórcio. A bolsa cobre despesas de subsistência no valor de 800 EUR por mês e ajuda de custo para a viagem no valor de 1500 EUR.

3.Elegibilidade do candidato: Para ser elegível, o candidato deve estar devidamente matriculado em um dos diversos cursos da área tecnológica, tais como: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Mineração, Segurança e Automação Industrial, Engenharia Biomédica, Engenharia Energética e Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, etc.

4.Inscrições e prazos - Todos os candidatos devem ser nomeados oficialmente por sua universidade de origem.  Assim sendo, a candidatura obedecerá os procedimentos abaixo:

A 1ª parte será feita até o dia 26/11/2019: indicação oficial pela Prointer

O candidato deverá enviar ao Setor de Mobilidade Acadêmica Internacional (Prointer), através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o Histórico Escolar atualizado, em português, em que conste o CRG (Coeficiente de Rendimento Geral), o qual será utilizado para um ranking preliminar, conforme solicitação da SUT. Havendo um possível empate, o candidato com maior idade será o critério de desempate para posicionar no ranking.

Também, neste mesmo e-mail, o candidato deverá informar os seguintes dados que serão encaminhados à SUT:

- nome e sobrenome (Apenas primeiro e último nome)

- grau acadêmico (graduação)

- endereço de e-mail do candidato

- nome da universidade de origem (Federal University of UFPA)

- área de estudo.

A 2ª parte será realizada on-line pelo candidato até o dia 01/12/2019: o candidato deve realizar sua inscrição no sistema on-line https://incoming.polsl.pl/

Atenção: Deixamos claro que a seleção do candidato não será realizada pela Prointer. Apenas enviaremos os nomes dos candidatos listando por ordem de CRG.A decisão final será da SUT.

5.Sistema online: No sistema online, o candidato inicia escolhendo o tipo de mobilidade (só há vagas para graduação).

1) Clique em "Get started now (Iniciar agora)"

2) Encontre sua universidade de origem (Federal University of Pará)

3) Clique em “ Find mobilities (Encontrar mobilidades)"

4) Selecione sua mobilidade e clique em " Apply now (Inscreva-se agora)"

5)  Fazer o upload dos documentos:

- Histórico escolar atual,  em inglês, em formato PDF digitalizado;

-Certificado de Proficiência em língua inglesa: Certificados como Cambridge English, IELTS, TOEFL ou equivalentes com nível mínimo B1. O documento deve estar em inglês, em formato PDF digitalizado;

- 1 foto biométrica, de frente, com fundo branco em arquivo PDF ou JPG.

Atenção: É necessário que o candidato possua passaporte válido para informar na candidatura online. O prazo para inscrição on-line é até 1 de dezembro de 2019.

6.Cursos na SUT

Para a UFPA, foram disponibilizadas três opções de curso:

- Curso 1 - (Matemática e estatística)

Erasmus+ KA107 Student Exchange (1 semester): Mathematics and statistics (ISCED 054)

- Curso 2 (Engenharia, fabricação e construção)

Erasmus+ KA107 Student Exchange (1 semester): Engineering, manufacturing and construction (ISCED 07)

- Curso 3 (Engenharia e ramos da engenharia)

Erasmus+ KA107, KA107 Student Exchange (1 semester): Engineering and engineering trades

7.Plano de Estudos (Learning Agreement): O Plano de Estudos (Learning Agreement) proposto pelo candidato deve conter entre 25 e 30 ECTS e as disciplinas escolhidas durante a candidatura online deverão ser obrigatoriamente reconhecidas pela UFPA no retorno da mobilidade.

Para consultar a lista de cursos, acesse https://www.polsl.pl/en/ic/Pages/Courses_in_English.aspx

Em caso de dúvidas, entrar em contato com Laura Vieira, na PROINTER (1º andar da Reitoria), ou pelo telefone 3201-7946.