Página inicial > Últimas Notícias > UFPA ministra aula inaugural do curso de Mandarim realizado em parceria com Instituto Confúcio

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h24
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h27

A aula inaugural da primeira turma de mandarim da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi realizada nesta terça-feira, dia 25. O curso, realizado em parceria com o Instituto Confúcio em Belém, vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA) é gratuito, e todas as vagas já foram preenchidas. A criação da turma foi viabilizada após a solicitação do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, durante visita à Universidade de Pequim, na China, em 2018.

Estiveram presentes na aula a Pró-Reitora de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA, professora Marília Ferreira; a Diretora de acordos internacionais e assuntos estratégicos da Prointer, professora Maria Amélia Enriquez; a diretoria de mobilidade acadêmica internacional, Maria Cristina Esposito; o professor Antônio Carlos Braga Silva, Diretor brasileiro do Instituto Confúcio em Belém; o professor Pang Hui, Diretor chinês do Instituto, e a professora Ba Tinting, professora chinesa que ministrará as aulas.

“As expectativas da Prointer, bem como da Administração Superior da UFPA, são as de que os alunos tenham um excelente rendimento e aproveitem bastante a oportunidade de estudar mandarim com professores chineses, bem qualificados para o trabalho, por meio de seu credenciamento ao Instituto Confúcio. Esperamos que todos e todas superem as possíveis dificuldades e realizem esse primeiro nível com todo esmero, que aprendam muito sobre língua e cultura chinesa”, explicou a professora Marília Ferreira.

“Eu faço parte de um programa no Instituto Confúcio no meu país, e dar essas aulas é importante para divulgar nosso idioma e nossa cultura, principalmente o idioma, que é muito antigo”, contou Ba Tinting, que leciona o idioma no Brasil como parte de sua pós-graduação.

De acordo com a Prointer, o curso possuirá um espaço com salas de aula próprias e equipadas no Centro de Internacionalização da UFPA, que será inaugurado neste mês de outubro, no Campus Básico. Além disso, existem planos para criação de novas turmas iniciantes em 2020, além do segundo nível de ensino, para os que iniciaram neste semestre.

O curso – “A iniciativa da UFPA é muito boa, porque nos possibilita aprender outras línguas, descobrir sobre outras culturas, e não aprender somente o inglês e o espanhol, que são comuns. É muito importante, por ser uma coisa nova na universidade”, disse Karoline Cordeiro, estudante de Turismo. Além dela, outras 59 pessoas entre discentes, técnicos e docentes aproveitaram a oportunidade de participar da turma.

O curso completo dura seis semestres e as aulas são ministradas por professores chineses convidados, que ficam em Belém durante um ano. Os alunos poderão realizar exames de proficiência na língua duas vezes por ano. Os exames são realizados em três níveis no Brasil. Aqueles com pontuações altas podem participar de um sorteio que premia o vencedor com um intercâmbio para o aprendizado de mandarim ou artes marciais na China, onde também podem ser realizados os níveis quatro e cinco do exame.

Instituto Confúcio – Criado em 2004 e vinculado ao Ministério da Educação da República Popular da China, o Instituto Confúcio tem como objetivo promover a cultura e língua da China, além de dar apoio ao ensino da língua chinesa e facilitar o intercâmbio cultural entre países que possuem Institutos associados.

Em Belém, o programa é vinculado à UEPA, como resultado de uma parceria entre a Instituição brasileira e a Universidade Normal de Shandong, na China. A UFPA passa a integrar a parceria, disponibilizando salas de aula para o ensino da língua chinesa. Atualmente, o Instituto Confúcio possui mais de 600 ramificações em todo o mundo, sendo 11 no Brasil. O Instituto de Belém é o primeiro e único na região Norte do país.

Mais informações sobre o Instituto podem ser vistas aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Lucas Brito