Página inicial > Últimas Notícias > Workshop Internacional: Contested Territories and Indigenous Urbanisation: Lessons from Bolivia and Ecuador

• Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 08h34
  • Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 11h22

No dia 19 de setembro, 16:00h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá receber o workshop internacional “Contested Territories and Indigenous Urbanisation: Lessons from Bolivia and Ecuador”, no auditório do PPGITEC, com a presença do professor Dr. Philipp Horn da Universidade de Sheffield do Reino Unido. A conferência é aberta ao público, será ministrada em espanhol (com slides em português) e destinada a toda a comunidade acadêmica, sem a necessidade de inscrições.

A palestra é dedicada às tendências de urbanização que afetam povos indígenas na América Latina. Os diferentes estágios de urbanização indígena serão ilustrados por meio dos casos da Bolívia e Equador, onde povos indígenas habitam territórios diversos e são afetados por padrões de colonização, exploração, desterritorialização e desapropriação.  Neste contexto, os povos indígenas são ativamente envolvidos em resistências à desterritorialização, desafiando padrões desiguais de desenvolvimento urbano, e buscando alternativas de desenvolvimento endógeno, como o Sumak Kawasay (Bem Viver), decolonialidade, e direito à cidade. A palestra explora as lutas dos movimentos sociais e examina criticamente as tentativas das autoridades e governos, locais e nacionais, de integração dessas novas abordagens às políticas públicas e práticas de gestão. A palestra oferecerá um marco teórico, metodológico, e fundamentos práticos para a análise de como seria possível conduzir planejamento urbano sensível às necessidades de indígenas na América Latina e em outros lugares onde exista essa coexistência de culturas: como um processo colaborativo capaz de envolver diferentes atores na governança urbana, incluindo as comunidades indígenas que são historicamente marginalizadas e que e abraçam conflitos,  e desafiam as relações de poder existentes entre tais comunidades e o estado, para transformar e descolonizar políticas e práticas de planejamento urbanos. O foco nos povos indígenas reflete a realidade da Bolívia e Equador, mas é inspirador para a luta de todos os segmentos étnicos que no Brasil são vistos como tradicionais e permanecem invisíveis nas cidades.

O assunto é abrangente "Vivemos em um mundo que se urbaniza, e povos indígenas não são uma exceção à esta tendência. Logo, precisamos deixar de olhar para os povos indígenas apenas como guardiões das florestas, e ao invés disso, passar a oferecer uma perspectiva urbana dos direitos indígenas incluindo-os no planejamento" explica o Professor Dr. Philipp Horn.

Cooperação Internacional – A conferência integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI).

O programa tem como objetivo incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. O PACI oferece recursos para a realização de reuniões com Grupos de Pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa.

Sobre o Palestrante - O Dr Philipp Horn é Cientista Político, com Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Planejamento Urbanos, obtidos com distinção na University of Manchester. Atualmente é professor de Estudos Urbanos e Planejamento Urbano (Urban Studies and Planning) na  University of Sheffield. Seus interesses de pesquisa abrangem planejamento e desenvolvimento urbano no Sul Global, com foco regional na América do Sul. Dentro dessa agenda de pesquisa, seus projetos focam as interpelações entre indigeneidade urbana e planejamento participativo e orientado pelos cidadãos.

Serviço

Workshop “Contested Territories and Indigenous Urbanisation: Lessons from Bolivia and Ecuador”

Data: 19 de setembro de 2019

Horário: 16:00h

Local: Auditório do PPGITEC – Próximo ao prédio da Universitec.