Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações de Saúde no Campus
Início do conteúdo da página

Ações de Saúde no Campus

Published: Thursday, 04 April 2019 16:36

Ao longo do ano, ações de prevenção para estudantes são propostas por diversas entidades no Campus Universitário. O objetivo? Melhorar sua saúde e o seu bem-estar para apoiar seu sucesso. Fique ligado!

 A Clínica de Odontologia oferece serviços odontológicos gratuitos a comunidade. Os interessados devem se dirigir até a faculdade de Odontologia da UFPA. Atendimento de 8h às 12h e 14 às 18h. Mais informações nos telefones: 32017637/ 82718067/ ou 87646766/7689.

Farmácia Universitária: a Farmácia Universitária do Setor de Recreação “Vadião” atende pacientes portadores de hipertensão e diabetes. Atendimento de 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00. Mais informações nos telefones: 32017206/ 32017630/ 32018113/ 32017581.

Hospital Universitário Bettina Ferro: Situado no Campus Guamá da UFPA, o hospital oferece atendimentos gratuitos, 100% vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Lá são realizados diagnósticos e tratamentos de média e alta complexidade. 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) possui um Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde cerca de 150 alunos da Faculdade de prestam atendimento com orientação jurídica diariamente à população. 

Há também o Serviço de Assistência Psicossocial aos Discentes (SAPS), que é vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), o Serviço atende discentes da UFPA e seus familiares de até primeiro grau que vivenciam situações conflituosas e, portanto, necessitam de atendimento psicossocial. A estratégia do SAP é que, ao auxiliar o estudante a elaborar seus conflitos e angústias, a fim de que sejam preservados o desempenho acadêmico e as relações interpessoais.

Para solicitar atendimento do SAPS, o estudante deve se encaminhar à Clínica de Psicologia da UFPA ou procurar diretamente o Serviço – neste caso, deve estar munido do comprovante de matrícula. O SAPS atua com atividades na semana de recepção dos calouros; triagem social; grupoterapia; consulta psiquiátrica; terapia individual; terapia de casal; terapia familiar; atendimento pedagógico e apoio psicossocial à Casa do Estudante.

As cores dos meses na prevenção de doenças 

JANEIRO - Branco: Mente sã, corpo são. O primeiro mês do ano é um alerta sobre a saúde mental. As ações dessa campanha buscam ressaltar a importância de cuidarmos não só da parte física, mas como emocionais para o melhor equilíbrio e bem-estar.

FEVEREIRO - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização da lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia. O segundo mês do ano também tem uma campanha "alaranjada", para conscientizar sobre a leucemia.

MARÇO - Azul Escuro: A campanha durante todo o mês de março é voltada ao debate sobre a prevenção ao câncer colorretal.

ABRIL - Azul: É um dos meses que já tem campanha bem conhecida e estabelecida no mundo todo. O Abril Azul é voltado ao debate sobre o autismo, por causa do dia 02/04, que é data do "Dia Mundial de Conscientização do Autismo".

MAIO - Amarelo / Vermelho: O quinto mês do ano é destinado à prevenção de acidentes de trânsito. Já o "Maio Vermelho" tem como objetivo principal informar sobre a hepatite.

JUNHO - Vermelho: O laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06, o "Dia Mundial do Doador de Sangue". Junho ainda se colore de Laranja para a conscientizar sobre a anemia.

JULHO - Amarelo: O sétimo mês do ano ganha a cor amarelada para trazer à tona a conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

AGOSTO - Dourado: Nesse mês, entre os dias 01 e 07, acontece a "Semana Mundial da Amamentação", por isso, o período é destinado às informações sobre o aleitamento materno.

SETEMBRO - Vermelho / Verde: O nono mês do ano fica vermelho para ressaltar a importância de cuidarmos dasaúde do coração. O período também destaca ações sobre a doação de órgãos e a prevenção do câncer no intestino. Para essas duas campanhas, o mês se pinta de verde.

OUTUBRO - Rosa: Mais divulgado e conhecido por todo o mundo, o Outubro Rosa foi uma das primeiras campanhas criadas (Iniciou nos Estados Unidos na década de 1990) e é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

NOVEMBRO - Azul: E se outubro é dedicado em maior parte à saúde feminina, novembro chega para os homens quebrarem seus preconceitos históricos. O novembro azul ganha também um logotipo em formato de bigode para conscientizar a pessoas sobre a importante de prevenir e combater o câncer de próstata. Além disso, a cor também serve para campanhas votadas aos cuidados da diabetes.

DEZEMBRO - Laranja / Vermelho: O ano se fecha com cores vibrantes. O "Dezembro Laranja", serve para conscientizar sobre a importância de combater o câncer de pele, enquanto o "Dezembro Vermelho", ressalta a necessidade de prevenir a AIDS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página