Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Importância de formalizar os acordos internacionais
Início do conteúdo da página

Importância de formalizar os acordos internacionais

Published: Tuesday, 12 March 2019 17:11

  • 1) Acordos informais não tem validade jurídica. A formalização junto à PROINTER dá respaldo legal e valida institucionalmente a cooperação científica internacional feita com instituições no estrangeiro.
  • 2) A formalização garante direitos, tais como: autorização para realizar viagens internacionais, agilidade para celebrar acordos para dupla diplomação e cotutela, apoio para realizar publicações internacionais, facilita a mobilidade de alunos e pesquisadores; acesso a idiomas e aos serviços proporcionados pela Cátedras; enfim suporte institucional, organizacional e administrativo para melhor fluir as parcerias internacionais.
  • 3) A formalização assegura também compartilhamento de infraestrutura – espaço físico para que professores, pesquisadores e alunos possam exercer suas atividades científicas, artísticas e culturais , bem como praticar idiomas.
  • 4) A formalização visibiliza o que a UFPA, enquanto maior instituição de ensino, pesquisa e extensão da Amazônia, realiza no âmbito das parcerias internacionais, possibilitando elevar sua avaliação nos rankings. Isso também vale para os Programas de Graduação e de Pós-Graduação.
  • 5) A formalização permite que outros Institutos e Programas, que realizam parcerias internacionais, conheçam o que seus parceiros institucionais estão realizando em termos de desenvolvimento científico, tecnológico e artístico, o que favorece a cooperação intra-institucional impactando positivamente.
Fim do conteúdo da página