Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Internacionalização da UFPA amplia as oportunidades de internacionalização da Instituição
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Centro de Internacionalização da UFPA amplia as oportunidades de internacionalização da Instituição

  • Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 12h00
  • Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 12h01

A Universidade Federal do Pará inaugurou, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, o Centro de Internacionalização, instalado nos Blocos G e E do Setor Básico da UFPA (Campus Belém). A cerimônia contou com a participação de autoridades internacionais, nacionais e locais. Houve, ainda, a presença de docentes, discentes e servidores da Instituição.

O centro possui dois auditórios de 70 lugares, quatro salas de aulas para até 30 pessoas, 1 escritório para recepção de pesquisadores e estudantes estrangeiros; 1 secretaria; a Casa de Estudos Germânicos e sua sala de leitura, com gabinete para a leitora do DAAD; a Casa Brasil-África; a Casa de Estudos Francófonos (Maison de la Francophonie), o Instituto Confúcio; a Cátedra João Lúcio de Azevedo, do Instituto Camões; a coordenação do Programa Idiomas sem Fronteiras e o Centro de Recursos Didáticos de Espanhol.

A criação do Centro de Internacionalização na UFPA integra a política institucional de fomento e desenvolvimento da projeção internacional da Universidade. A mesa de trabalhos da cerimônia de inauguração foi composta pelo reitor da UFPA, Emanuel Tourinho; pelo presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; e pela pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, Marília Ferreira.

A pró-reitora Marília Ferreira apresentou toda a trajetória da UFPA no que se refere às relações internacionais. Ela falou da caminhada que levou a Universidade a chegar à inauguração do centro. Tudo começou em 1986, com a criação da então Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI). Em 1987, foi criada a rede Unamaz, associação de universidades localizadas na Amazônia Legal, com representações de países que fazem fronteira com essa região, como Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Venezuela, Guaianas e Suriname. Em 2009, surgiu a Prointer, em substituição à ARNI, e, agora, em 2020, inaugurou-se o Centro de Internacionalização da UFPA.

“Portanto essa Prointer foi construída a muitas mãos. Cada gestão deu sua importante contribuição, pavimentando o caminho para as gerações vindouras, o que nos permitiu chegar aonde estamos. Em 2019, a Prointer alcançou um crescimento exponencial, com números notáveis, aos quais se somou a qualidade das ações desenvolvidas. Em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional, a Prointer deveria estabelecer 26 novos acordos internacionais, foram estabelecidos 35, ou seja, a meta foi superada em 13,15%. A previsão para mobilidade era de 135, porém a UFPA teve 418 pessoas envolvidas em mobilidade em 2019, o que perfaz um total de 309,62% além do esperado”, disse Marília Ferreira.

Assim, o Centro de Internacionalização da UFPA nasce com a missão de ampliar ainda mais as oportunidades de internacionalização aos alunos da casa, com objetivos como prestar auxílio também a estudantes internacionais, estreitar contatos com embaixadas e consulados, ofertar cursos livres, como o de Português para estrangeiros, realizar eventos culturais e informativos, além de divulgar e facilitar a chamada para a participação de alunos em bolsas, projetos e prêmios internacionais, entre outros.

Desafio - Em seguida, falou o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, que, na ocasião, apresentou dados da educação superior no país e relacionou-os com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e os desafios contidos no documento. Luiz Roberto Curi destacou a importância do desenvolvimento do Centro de Internacionalização como um projeto organizado, integrado e articulado, em que a internacionalização aparece “não de modo formal e burocrático, mas ativa, quando se prioriza a cultura como formadora de cidadania, em que relações interinstitucionais estão presentes”, afirmou.

Multiculturalismo - O reitor Emmanuel Tourinho também destacou a importante conquista que é a inauguração do Centro de Internacionalização da UFPA. “Hoje é um dia especial, em que entregamos uma estrutura que contribui para o fortalecimento da Universidade como ambiente multicultural, de diálogo, de conhecimento de diferentes visões de mundo e de diferentes experiências das  sociedades.  O centro também expande as nossas possibilidades de intercâmbio acadêmico e de cooperação científica. Podemos não só preparar nossos alunos para estudar fora, como também receber pessoas para o diálogo e a interlocução mais ampla, garantindo aos nossos discentes um ambiente ainda mais rico de formação, promovendo novas ferramentas intelectuais e linguísticas para o seu desenvolvimento”, afirmou o reitor.

A cerimônia teve, na plateia, a participação de autoridades, como a vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Gonçalves Vieira, representando Jorge Cabral, embaixador de Portugal; o cônsul principal do Japão em Belém, Keiji Hamada; a cônsul da Venezuela Glenes Hernandez; o vice-cônsul da Venezuela Vilfredo Madeira; o conselheiro do Consulado da Venezuela Severiano Rodrigues; a reitora da Universidade da Amazônia (Unama), Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, o reitor do Centro Universitário do Pará (Cesupa), Sérgio Mendes, além de representantes de outras instituições locais, como da Universidade do Estado do Pará (Uepa); da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA);  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, dentre muitas outras.

A inauguração foi concluída com o descerramento da placa de instalação do Centro de Internacionalização da UFPA, no espaço do Bloco E. Na oportunidade, os presentes puderam ainda realizar a visitação de todos os espaços, enquanto desfrutaram de um coquetel.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito e Nayana Batista

registrado em:
Fim do conteúdo da página