Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Paulo Freire + (Chamada 2020-2021)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Paulo Freire + (Chamada 2020-2021)

  • Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 19h21
  • Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 19h21

Estão abertas as inscrições  para bolsas de doutorado no âmbito do Programa Paulo Freire +

Período para inscrições: 14 de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021.

Informações, tais como: características das bolsas de doutorados, requisitos e processo de seleção, assim como os formulários de inscrições, você encontra em: https://oei.int/oficinas/secretaria-general/programa-paulo-freire-2/presentacion

 

O programa Paulo Freire +  é uma ação de mobilidade acadêmica vinculada à pesquisa e destinada a alunos de doutorado. O programa visa financiar bolsas de doutorado para estudantes e professores universitários que decidam realizar sua tese de doutorado em uma universidade da região diferente daquela onde tenham concluído seus estudos anteriores ou onde estejam lecionando. 

O programa  inclui dois tipos de bolsa: pesquisador júnior e sênior.

modalidade júnior envolve a realização de todo o doutorado em universidade de outro país, o que contribui para a criação de vínculos sólidos entre universidades (permite o compartilhamento de projetos de pesquisa, publicações, etc.) e a criação de redes temáticas entre universidades . O aluno tem um prazo de três anos para concluir o doutorado nessa modalidade. 

modalidade senior permite ao professor universitário conciliar a formação do doutorado com a carreira docente e a vida pessoal. O doutorando só teria que estar na universidade de destino no primeiro ano de estudos (tempo para ingressar na equipe de pesquisa, definir o tema de pesquisa e iniciar a tese). Nos outros três anos que ele tem para completar o doutorado, estaria trabalhando em sua tese na universidade de origem, compatibilizando-a com seu trabalho docente. Durante os três anos seguintes, está previsto que ele possa fazer estadias de três meses na universidade de acolhimento, para continuar a sua investigação e não perder o vínculo com a equipa de investigação. 

Em 2019, foi lançada a primeira convocatória para esse programa, com quase 300 inscrições de candidatos a 9 bolsas. A Colômbia foi o país de origem da maioria dos candidatos, e a Espanha o destino mais escolhido entre eles. As áreas do conhecimento nas quais se concentrou grande parte das candidaturas foram as Ciências Jurídicas e a Educação. Na edição 2020 espera-se que sejam aumentados os pedidos relacionados com as Ciências da Natureza, Biomedicina e Engenharia, fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página